domingo, setembro 17, 2023

Deus é sempre o mesmo

      “Por que você se gloria na maldade, ó homem poderoso? Pois a bondade de Deus dura para sempre.” “Você ama o mal mais do que o bem; prefere mentir a falar a verdade.” “Também Deus o destruirá para sempre; ele o pegará e arrancará da tenda em que você habita e o extirpará da terra dos viventes.” ““Eis o homem que não fazia de Deus a sua fortaleza, mas confiava na abundância dos seus próprios bens e se fortalecia na sua perversidade." Quanto a mim, porém, sou como a oliveira verde na Casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para todo o sempre.Salmos 52.1, 3, 5, 7-8

      Somos seres emocionalmente inconstantes, é assim com todos, ainda que alguns verbalizem isso menos que outros. Mas uma das primeiras coisas que aprendemos no evangelho é não andar por vista, mas por fé, assim, não basearmos nossa paz, nossa segurança no que sentimos ou pensamos, mas em posicionamentos tomados diante de Deus e na resposta que o Senhor nos dá. Quando pedimos perdão, Deus nos perdoa, quando entregamos algo nas mãos do Senhor, ele recebe, cuida e faz o melhor, depois disso temos direito à estabilidade emocional. Conseguimos isso facilmente? Não. Por isso viver no mundo é convencer nosso homem interior que Deus existe e dá o bem para os que nele confiam.
      Mas se todos são inconstantes e alguns mais reservados sobre isso, outros são dramáticos, se cometem um pequeno deslize põem tudo a perder, pelo menos dentro deles, por retrocederem um metro acham que voltaram atrás quilômetros, e pior, que não poderão prosseguir e que perderão tudo o que tinham conquistado até então. Quem tem essa tendência se coloca numa posição muito frágil, fácil de ser usada pelo mal, que nem precisa vencer a pessoa em grandes coisas, basta uma coisinha para que a própria pessoa se perca sozinha. Isso, contudo, também é deficiência que Deus trata, confrontando a pessoa com ela até que aprenda que o justo vive por fé e que o Senhor não muda. 
      Não é porque você sente que é verdade, não é porque você pensa que vai acontecer, se Deus dependesse de nossas emoções e pensamentos ele não seria Deus. Antropomorfizarmos Deus, apesar de ser uma tendência mesmo de escritores bíblicos do passado, pode nos jogar em armadilhas. Deus é sempre luz, sempre paz, sempre amor, sem bem, é nossa distância dele que cria sensações de felicidade ou de angústia dentro de nós, que depois poderão influenciar as pessoas ao nosso redor, assim como sintonizar-nos com seres espirituais. Como sempre dizemos aqui, a existência é mental, assim ainda que o que pensamos não represente o que Deus é e faz, pode nos colocar em posições espirituais. 
      Ainda que para Deus você esteja vivendo corretamente e o esteja agradando, portanto tendo direito a bênçãos, se você instalar uma disposição mental negativa dentro de você, você se harmonizará com espíritos malignos, assim poderá se colocar em regiões baixas onde só há agonia, ódio e vícios da carne. Nossa mente é nosso território de batalha, e se vencemos nela, vencemos no mundo espiritual e podemos vencer no mundo físico. Na mente se vence por fé nas palavras de Deus, já na matéria vencemos por obras, trabalhando e pondo em prática o que cremos. O importante é sabermos que Deus é sempre o mesmo, se você descansar nele poderá prosseguir sua jornada com todos os teus direitos. 
      Isso não significa que Deus não permita reviravoltas extremas, tanto em nossas existências individuais, quanto na existência coletiva, quando uma situação de estabilidade dá lugar a uma desconstrução geral, parecendo aos nossos olhos que tudo se tornou caos. Momentos de destruição podem ser necessários, para que melhores coisas sejam construídas, e isso também já foi feito por Deus quando estabeleceu as leis eternas do universo no início dos tempos. O que muitos chamam de juízo, de final dos tempos, de fim do mundo, são momentos assim, e nesses um Deus de paz poderá ser interpretado, por mentes humanas limitadas e carnais, como um Deus irado e destruidor de mundos e reinos. 
      Como nos ensina o salmista no texto bíblico inicial, destruição e julgamentos vêm sobre o homem que confia em si e em suas riquezas, não em Deus. Ainda que muitos sejam trabalhadores honestos, se não colocarem Deus à frente e não glorificarem o Senhor por tudo, também serão considerados homens maus. Mas ao mau Deus trata para que seja bom, ninguém é condenado para sempre, quanto ao bom, não precisa temer o caos em dias que juízos coletivos vêm sobre a Terra, ainda que céus e Terra passem, Deus não muda, sempre protegerá e abençoará quem anda certo. Quanto a mim, sou como a oliveira verde na Casa de Deus, confio na misericórdia de Deus sempre, que sejam essas nossas palavras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário