segunda-feira, setembro 11, 2023

Será que é só isso?

      “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. I Coríntios 2.9-10

      Não tome esta reflexão como um ataque a tua fé, aliás, não permita que nada abale tua fé em Deus, que te trouxe até aqui em paz e em vitória. Contudo, todos temos o direito de questionar nossa religião, de pensarmos mais sobre o que cremos, de não aceitarmos doutrinas religiosas como dogmas irrefutáveis. Não é porque a religião fala, que Deus fala. Não é pecado duvidarmos, se fizermos isso num diálogo sincero e humilde com Deus, confiante na palavra final de Deus, não do homem. Muitos ouvem em silêncio o que é dito em igrejas, mas têm medo de admitir que em seus corações duvidam. Deus respeita isso, mas está pronto para esclarecer as dúvidas daqueles que têm coragem de dialogar com ele até a última instância. 
      Será que as certezas que temos sobre Deus e o mundo espiritual, baseadas na religião que escolhemos ter, de fato conhecem as verdades mais altas de Deus? Será que o cânone sagrado de nossa religião, Bíblia e outros textos, está absolutamente certo, é cem por cento palavra pura do Altíssimo? Será que nos alimentarmos daquilo que cremos ser os bons frutos do cristianismo do mundo, sim, porque nosso cristianismo não é o puro de Deus, é construção humana deste mundo, será que isso compensa fecharmos os olhos para os frutos ruins que esse mesmo cristianismo deu e ainda dá, frutos que tanto mal causaram e ainda causam à humanidade? Frutos ruins como a inquisição, perseguição à ciência, frutos que geraram opressão por séculos? 
      O dogma principal do cristianismo do mundo, e sempre identifico assim, do mundo, diferenciando do verdadeiro cristianismo, do Cristo que viveu como homem, que hoje existe com Deus e que nos enviou o Espírito Santo para nos orientar, enfim, a doutrina fundamental desse cristianismo é: há coisas que são de Deus, e as que não são de Deus são do diabo. Essa dicotomia simplifica tudo em dois lados, não havendo variações entre eles, só dois polos extremos. No catolicismo, para surpresa dos desinformados, depois de séculos de encíclicas, concílios e discussões teológicas, até pode haver nuanças, mas a reforma protestante, que desejou restabelecer o cristianismo radical, na verdade fundou uma seita cristã mais extremista. 
      Um exemplo dessas variações é o conceito católico do purgatório, lugar intermediário na eternidade, entre o inferno e o céu, onde espíritos de mortos ficam, sem sofrerem danação eterna, do qual podem sair para os gozos do céu após um tempo de preparação e com auxílio da intercessão dos vivos. O protestantismo não contempla essa possibilidade intermediária, mas só os extremos absolutos. Outro exemplo é a intermediação entre homens e Deus que pode ser feita por espíritos de mortos santificados e beatificados pela Igreja Católica na Terra, no protestantismo a intermediação é exclusiva do Cristo. Sob esse aspecto Igreja Católica está mais próxima ao espiritismo kardecista que está o protestantismo. 
      Baseados em “se não é de Deus é do diabo”, muitas coisas são simplesmente desconsideradas, nem se dão ao trabalho de pensarem mais a respeito, afinal, muitos não querem ir contra Deus, pois ficariam ao lado do diabo, muitos querem a certeza do céu, pois de outra forma estariam condenados ao inferno. Com relação a dons espirituais e intimidade com o Espírito Santo, muitos, principalmente da linha protestante tradicional, presbiterianos, metodistas, batistas, por exemplo, logicamente, não “avivados”, nem isso querem, não se arriscam com a subjetividade de palavras reveladas, preferem o conforto sólido e confiável, conforme ela acham que é, da palavra registrada e aprovada pela tradição e pelos séculos na Bíblia. 
      Até que ponto anjos, seres espirituais, na forma pura ou humana, experiências relatadas na Bíblia em textos como Genesis 18.1-3, Genesis 32.24-30, Ezequiel 1.4-8, Daniel 8.15-16, 10.5-13, Lucas 1.11-19, dentre outros, são de fato seres de extrema e eterna espiritualidade, moralidade e luz, ou são espíritos de mortos iluminados que se tornaram servos do Altíssimo após morte no mundo? Não estou defendendo aqui certas mediunidades exercidas por kardecistas, afro-espíritas e outros religiosos, não acho isso seguro e mesmo útil. Minha fé me permite aceitar só o Espírito Santo enviado por Jesus para termos intimidade espiritual maior com Deus. A verdade é que precisamos buscar mais, ao invés de taxarmos as coisas como “de Deus” ou “do diabo”. 
      Essa crença dicotômica cerceia pelo medo, isso foi e ainda é útil para afastar de coisas preciosas quem não está preparado para elas. Mas será que é só isso? Até que ponto há conhecimentos guardados por papas, hierarquias eclesiásticas e teólogos, que esses sabem que são verdadeiros, mas que não liberam para as massas por acharem perigosos demais? Tais conhecimentos poderiam levar muitos a se afastarem da Igreja Romana, pondo em risco o poder que líderes católicos possuem sobre grande parte da humanidade. Não duvido disso, a liderança católica é bem versada em muitos assuntos, não são pastores ignorantes confiantes só no próprio carisma, tem séculos de know-how trancafiado em salas secretas do Vaticano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário