sábado, setembro 30, 2023

Jesus usou de violência? (7/7)

      “E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas; e disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões; e foram ter com ele no templo cegos e coxos, e curou-os” Mateus 21.12-14 

      Jesus usou de violência? Sob certo aspecto, sim, mas Cristo fez isso porque ele podia fazer isso. Ninguém ouse ter a mesma autoridade do Cristo, ela era lastreada em vida de consagração, amor ao próximo e intimidade com Deus. Essa provocação do Cristo está no mesmo tom de outras, o Deus que está acima de família, também é superior às religiões, incluindo a poderosa com sede no Vaticano. Talvez aí esteja um dos enganos que fez parte da humanidade obedecer cegamente a um cristianismo deturpado, que parece ter existido desde o século quatro, pelo menos. Muitos acreditaram, e ainda acreditam, que as religiões cristãs que foram construídas sobre o evangelho são diferentes, melhores, legítimas, assim não podem ser confrontadas, questionadas, mas isso nega o espírito revolucionário do Cristo progressista.
      O motivo da revolta de Jesus foi ver um local com finalidade espiritual ser usado para fins materiais, e venda de material religioso, mesmo de Bíblia, onde o lucro é injusto e não é usado em benefício de pobres e necessitados, merece repúdio. Pergunto se fosse tirado o objetivo de lucros financeiros, o que restaria do catolicismo, do protestantismo, do pentecostalismo? Seria suficiente para manter homens e mulheres incentivados a pregarem o evangelho e manterem ministérios? E ainda que muitos sirvam em igrejas com boas intenções, o fazem de maneira equivocada, debaixo de líderes com intenções diferentes, isso não acontece em toda igreja cristã, mas em muitas. Precisamos reagir a isso, não com violência, mas com ausência, libertando-nos das zonas de conforto das igrejas e buscando a Deus em Espírito e verdade.
      Jesus entrando num lugar religioso e derrubando mesas e cadeiras sempre nos parecerá uma cena estranha, que não combina com o Cristo do amor, mas o registro do acontecimento está na Bíblia, não caiu fora sob qualquer filtro, seja dos escritores originais, das igrejas do século um, ou do catolicismo e da reforma protestante. Deus só age de certas maneiras, que aos nossos olhos parecem excepcionais, em situações igualmente excepcionais, e sujar um lugar santo com ganância material é algo que desagrada muito a Deus. Penso em nossas vidas pessoais, que não cheguemos ao ponto de termos que ser tratados de forma rápida e dura por Deus, virando nossas vidas de cabeça para baixo, como as mesas e cadeiras dos comerciantes de pombas da passagem, para acordarmos para a vontade maior do Senhor para nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário