sexta-feira, setembro 22, 2023

Não temos que ser invencíveis

      “O Egito se tornará o mais humilde dos reinos e nunca mais se exaltará sobre as nações. Eu os diminuirei, para que não dominem sobre as nações.Ezequiel 29.15

      Para vencermos algumas fraquezas temos que aceitar que outras fraquezas são invencíveis. Vencedor não é quem vence tudo, mas quem vence o que importa, contudo, o único que pode nos mostrar o que importa vencermos é Deus. Posso testemunhar que só tive vitórias importantes em minha vida, de questões que passei muitos anos tentando vencer e não vencia, quando parei de lutar certas batalhas, dei por perdido certos assuntos, entendi o que Deus queria de mim e lutei as batalhas que ele me orientou lutar. Nas batalhas que Deus nos manda lutar sempre somos vencedores. Se você não está tendo vitória é porque está querendo vencer todas as batalhas, isso glorifica você, mas não faz a vontade de Deus nem o honra. 
      Algumas pessoas querem e bastante serem limpas moralmente, serem fiéis às suas alianças afetivas, serem santas, mas não abrem mão de humildade em outras áreas, por exemplo, na área profissional. Assim trabalham e trabalham, mas nem ganham o suficiente para satisfazerem suas vaidades e nem conseguem ser fiéis a seus cônjuges, desperdiçam energia nas lutas erradas e perdem a batalha principal. Não podemos vencer todas, algumas temos que perder para vencer outras, muitos até são vistos como vitoriosos financeiramente, mas têm vidas afetivas derrotadas, são escravos de ciúmes e de vícios secretos. O ponto não é sermos vitoriosos individualmente, mas sermos vencedores conectados ao Deus Altíssimo.
      Pecado é termo usado demais no cristianismo, tanto que muitos que se opõe ao cristianismo zombam do termo, acham-no coisa de gente insegura e cheia de culpas. Mas na verdade só existe um pecado, sendo as obras da carne e os vícios do corpo e da alma consequências desse, o pecado é: estar desligado de Deus. Veja que não precisamos ser ateus, promíscuos, criminosos, sem religião, não naquilo que aparentamos na sociedade, para estarmos desconectados de Deus. Mas até aquele que aparentemente não tem religião ou não acredita em Deus, pode estar conectado interiormente a Deus. Quem de fato anda com Deus é conhecido de Deus, sabe perder certas batalhas para vencer as que de fato importam, esse é humilde.
      Estar ligado a Deus não é só ser bom cidadão, trabalhador honesto, religioso atuante e fiel a doutrinas, estar ligado a Deus é pô-lo como início e fim da vida, assim fazer o que Deus orienta e ser vitorioso nisso para a glória de Deus. Desconectado de Deus, ainda que virtuoso, ou pelo menos aparentemente assim, em seu âmago busca honra para si, não achou e não vive a humildade que precisa perder para ganhar, morrer para viver, abrir mão diante do homem para ter o reino de Deus. Eu disse aparentemente porque o desligado de Deus não pode ser virtuoso. Não basta Deus ser parte da narrativa, mesmo o protagonista dela, deve ser origem e destino dela. Contudo, insisto, precisamos entender o que é estar ligado a Deus do jeito certo. 
      “Deus é Espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” (João 4.24). Por mais sinceros que vivamos, por mais fé que tenhamos, por mais religiosos e bem intencionados que sejamos, só tem um jeito de estarmos ligados a um Deus espiritual, pelo Espírito Santo, simples assim. Sim, Deus ouve a todos e sempre, mas o próprio Deus fica limitado em sua ação quando nossa relação com ele é só racional, e mesmo que seja emocional, encharcada de lágrimas, se não houver ligação pelo Espírito Santo não retornará do Altíssimo trazendo a melhor bênção. Se isso não acontecer continuaremos querendo vencer sempre, mas desperdiçando tempo e energia em lutas erradas, porque estamos lutando sozinhos. 
      Não temos que ser invencíveis, mas podemos ter a paz que excede todo o entendimento (Filipenses 4.7). Por isso vemos na Bíblia histórias como a do Egito, relatada no texto bíblico inicial, nações terem que ser humilhadas, espalhadas, diminuídas, para que, só então, não se exaltem sobre outras nações e sejam humildes. Infelizmente como vemos pessoas assim, se esforçando tanto, mas nas lutas erradas, porque querem ser exaltadas, como profissionais, diante da sociedade, da igreja, dos amigos, no meio familiar ser o filho, o cunhado mais próspero. Na exaltação não há felicidade, nem vitória sobre vícios e carências, vitória sempre está na humildade, que sabe perder para ganhar o que importa em Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário