domingo, setembro 24, 2023

Provocações do Cristo (1/7)

      “Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim te aprouve.Mateus 11.25-26

      Se alguém hoje em dia acha que Jesus foi um religioso conservador, engana-se, Jesus homem era progressista e Cristo Deus continua sendo, hoje e para sempre. Jesus confrontou a religião oficial de seu povo, por isso ganhou antipatia e ódio de líderes religiosos judeus que acabaram levando-o à morte. Quem matou o Cristo não foi o mundo, mas a igreja de sua época e de seu povo, justamente porque ele disse não à tradição de Moisés, opôs-se à religião que se dizia dona da verdade só por ser conservadora de tradições. Ainda que o evangelho que ofereceu cumpra a velha aliança e de forma plena, Cristo entregou à humanidade uma novidade, que ainda que catolicismo e protestantismo teimem em engessar para poderem ter controle e mandar no mundo pela religião, segue atual e progressista. 
      A luz de Deus é sempre a mesma, mas o ser humano aperfeiçoa sua capacidade de ser exposto a ela e conhecer os mistérios do Altíssimo, dessa forma é impossível enclausurar o Espírito Santo, conservar numa cela o que é vivo, invisível, intocável e espiritual, que por isso está além de qualquer estagnação, assim como é impossível impedir a humanidade de evoluir. A igreja católica tentou fazer isso, muitos evangélicos que se denominam conservadores tentam fazer isso, ainda que se dizendo liberais na economia, e mesmo que não entendam que o ser conservador deles não é ser fiel a um Deus imutável, mas é prender-se a óticas passadas e humanas desse Deus, chamadas tradição. Nem o progressismo passado conservado se torna melhor por isso, o progressismo genuíno não pode ser conservado. 
      Por favor, entendam certo este texto, quando me coloco como progressista não estou dizendo que concordo com todas as causas de muitos que se dizem progressistas hoje no Brasil. Não sou, por exemplo, a favor do aborto, considero isso assassinato, baseado na mesma justificativa que muitas mulheres usam para apoiar o aborto, “meu corpo, minhas regras”. Um feto não é um corpo, ainda que dentro de outro corpo? Alguém pede autorização para ele quando realiza o aborto? E nem pode pedir, porque ainda que seja uma vida, corpo com espírito, não está desenvolvida o suficiente para responder por si, assim, deve ser protegida pelos outros. Matar o feto na barriga da mãe é o mesmo que matar um bebê recém-nascido, ou uma criança ainda imatura intelectualmente. Sim, há excessões, mas a regra é não matar. 
      Não sei para quem exatamente escrevo aqui, mas sei, pelas informações que o Blogspot me dá, que muita gente lê, tenho paz que é assim que tem que ser, sei de minha chamada e a cumpro com alegria, indiferente de aprovação pública de homens. Mas sei outra coisa, quem Deus traz para ler os textos da página “Como o ar que respiro” acha nela palavras que o abençoam, assim como sei que para quem não escrevo não há argumento que o faça mudar de ideia. A esse respeito, e de forma alguma me acho maior que ele, nem menor, na eternidade entenderemos os modos que Deus usou para aperfeiçoar as pessoas. Não tenho a pretensão de convencer cristão que se identifica como conservador, não há utilidade nisso, mas os que veem Jesus além da tradição de homens serão abençoados aqui. 
      Nas próximas seis postagens seguem reflexões sobre passagens bíblicas que mostram o Cristo progressista, em cada uma delas pode conter, numa leitura rápida e numa interpretação rasa, incoerências, pelo menos entre o Jesus real e aquele que nos foi ensinado nas igrejas. Como já disse outras vezes aqui, a religião que professamos, católica ou protestante, doutrinas, cânones bíblicos, liturgias, dogmas, sacramentos, são construções humanas. Jesus não escreveu nada, nem existe dele uma ordem dizendo que surgiria uma religião, uma denominação, uma Bíblia, que seriam representantes oficiais de seu ministério. Ainda que Deus tenha permitido e ainda use catolicismo e protestantismo, podemos questionar tudo isso, quem quiser verá que muita coisa não é assim como os homens dizem que é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário