sábado, setembro 23, 2023

Perfeito com os perfeitos

      “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.Mateus 5.48

      Deus é perfeito com os perfeitos! Mas quem é perfeito, ou melhor, quem é perfeito segundo a vontade de Deus? O que de fato é perfeição? O que Deus espera de nós como perfeição? Interessante que muitas pessoas procuram obstinadamente justamente o contrário em nós, imperfeição, mas é uma tendência de todos, não sejamos hipócritas, buscar defeitos nos outros para justificar mantermos em nós defeitos não resolvidos. O olhar de amor do Senhor sempre vê o copo meio cheio, acha e exalta nossas qualidades, revela nossos acertos, nos vê mais próximos deles, não mais distantes. O perfeito olha imperfeitos como merecedores de sua atenção, de suas virtudes, o perfeito é humilde e generoso.
      Isso já lança ao chão a noção equivocada que temos de superioridade, de perfeição, o perfeito abraça, não distancia, trabalha e serve, não usufrui de privilégios à distância. Quem é perfeito? Só Deus. Quem é perfeito segundo a vontade de Deus? Sob uma ótica eterna, ninguém, mas sob a visão do presente, daquilo que Deus pede de nós agora e aqui, por mais incrível que pareça, todos nós podemos ser. Muitos sofrem com sinceridade porque se sentem culpados e frustrados, porque não se acham perfeitos, e isso não ocorre só com religiosos e cristãos. Materialistas e ateus também cobram de si mesmos mais que o necessário, porque querem aparentar para os homens virtudes que não conseguem viver. 
      Que referências usamos para definir perfeição, a Bíblia, o próprio Deus, Jesus homem? A melhor resposta é Jesus, através de sua encarnação Deus ensinou ao homem como ele pode ser perfeito neste mundo de forma objetiva e simples. Mas Jesus tinha seu nível de espiritualidade, assim como sua missão, ainda que ele seja nosso objetivo, nós não somos ele e nem precisamos ser, não hoje, talvez na eternidade. Deus pede pouco de cada um de nós para que possamos nos sentir felizes por agradarmos a ele plenamente, descobrirmos e vivermos isso é segredo de felicidade. A religião pede muito, homens cobram demais, nos estabelecemos objetivos a alcançar desnecessários, que só nos desviam do alvo. 
      O que é perfeição? Ela é relativa e nascemos com ela dentro de nós, viver é nos lembrarmos do que sempre fomos, mas que tínhamos medo de assumir, então, perseverar nisso para que não seja ideias em nossas cabeças, utopias, mas verdades de nossos espíritos. O ser humano que envelhece bem e amadurece corretamente poderá chegar a um momento de sua vida que se sinta bem resolvido, consigo, com o mundo, com Deus. Isso não é se deitar nos louros antes do tempo, desistir ou se achar perfeito, mas é sentir-se em paz. Teremos que segurar isso até o final de nossas vidas no mundo, isso é certo, ainda com trabalho no Espírito Santo, mas já estaremos iluminados o suficiente para sabermos quem somos e o que Deus pede de nós. 
      Coisa boa é ver a perfeição de Deus em nossas vidas, como as coisas, mesmo as difíceis, ocorreram do jeito certo, isso não é só o homem buscando sentido em sua existência, é harmonia do ser com Deus numa íntima amizade. Quem está no centro da vontade do Senhor verá a perfeição do Altíssimo até o final, numa velhice satisfeita e numa morte tranquila, colherá frutos bons e duradouros de sementes que foram plantadas no tempo certo, quando se fez tudo que se podia e nada se deixou para depois. Deus é perfeito com os perfeitos, se alguém não acredita nisso o problema não está em Deus, na vida, nem nas outras pessoas, mas em si. O humilde, contudo, sempre achará a perfeição a tempo. 
      A verdade é que o humilde está sempre numa posição perfeita, pois descansa em Deus. Não pensa de si mais que é, nada exige dos outros, não tem felicidade dependente do temporário e do ilusório, põe Deus na origem e no destino de tudo que acontece e faz em sua vida. Ao humilde não falta e nem excede, tem na medida, assim interpreta perfeição no que tem, gosta do que é e é o que gosta. O humilde não se culpa pelo passado, nem sofre pelo futuro, vive um presente eterno, o tempo dos espirituais, o tempo de Deus. Por isso é leve, puro e santo, assim eleva-se a cada dia para mais perto do Altíssimo, vivendo virtudes morais e segurando-as em paz. A perfeição está na humildade, na humildade somos perfeitos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário