terça-feira, setembro 12, 2023

Quem enxerga melhor?

      “Pois tu, Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra; tu estás muito acima de todos os deuses.Salmos 97.9

      Quem enxerga melhor o horizonte: quem o vê de dentro de uma casa, por uma janela, ou quem está sob um alto monte olhando tudo sem impedimentos? Ambos veem a mesma coisa, olham verdadeiramente o horizonte, não há mentira em nenhuma das visões, contudo, o que está dentro da casa enxerga só uma pequena parte do horizonte. Esse, se alguém mostrar-lhe uma fotografia com uma parte diferente da que ele enxerga, poderá dizer que a imagem não é do horizonte. Por outro lado, o que olha tudo sob o monte poderá não dar valor a uma parte específica do horizonte, que pode ser justamente a parte principal, e justamente a única parte que enxerga o que está na casa com a visão delimitada pela janela. 
      A casa é o cristianismo, a janela é o que as religiões cristãs permitem que se veja de Deus, Deus é o horizonte, o que se vê pela janela é Jesus. Há mais a se ver além de Jesus? Há. Verá quem sair da casa, mas para o que sai, um cuidado, não se perca com o todo e não se afaste do principal. Por outro lado, o que fica na casa está protegido e acompanhado, mas atenção, apesar de ver o principal, não vê tudo, assim seja humilde e não arrogue saber tudo. Há outras casas, essas também possuem janelas, que permitem ver outras partes do mesmo horizonte, e ainda que não seja o principal, também está em Deus e é verdade. Não arrogue, quem está nessas casas, ter visão mais privilegiada que o que está nas outras casas. 
      Deus é criador e Senhor do horizonte, das casas e das janelas, dos que olham o horizonte e mesmo dos que estão fora das casas e só olham o chão. Esses são céticos e materialistas que não creem em Deus nem no mundo espiritual, que por não estarem presos em casas arrogam ser livres, com visões mais amplas e não limitadas por janelas, mas eles estão presos à terra e não olham para o alto. Obviamente que o que está fora de uma casa e olhando o chão conhece mais o chão que os que estão nas casas, por isso o descrente pode usar melhor a ciência que o crente. Mas o que ambos podem não saber é que a ciência da terra também é obra do Deus do céu, assim não deve ser ídolo para o incrédulo, nem diabo para o crédulo. 
      Deus nos chama para entrar nas casas, termos comunhão com aqueles que focam suas visões nas janelas, mas depois nos convida a sair desses locais e olharmos tudo, chão e principalmente o horizonte. Deus nos chama para sermos sábios na ciência da terra e profundos conhecedores dos mistérios do céu. Deus nos chama para vasculhar o universo interior, conhecendo-nos e transformando-nos, à medida que conhecemos o mundo material e o plano espiritual. Deus nos chama para a liberdade maior, de matéria e espírito, de corpo e alma, na terra e no céu, dominando os elementos, mas antes dominando a nós mesmos, dando prioridade para as virtudes morais que levaremos à eternidade espiritual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário