domingo, abril 21, 2019

Bíblia do jeito certo (4ª parte)

      “E Neemias, que era o governador, e o sacerdote Esdras, o escriba, e os levitas que ensinavam ao povo, disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao Senhor vosso Deus, então não vos lamenteis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei. Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força. E os levitas fizeram calar a todo o povo, dizendo: Calai-vos; porque este dia é santo; por isso não vos entristeçais.” Neemias 8.9-11

      Como é bom entristecer-se diante da consciência de que pecamos contra Deus e precisamos mudar de vida, esse é o único tipo de tristeza que conduz à alegria, a felicidade de ser recebido por Deus, como o pai recebe ao filho pródigo, de ser perdoado por ele e então ser novamente honrado pelo Senhor. O ser humano, contudo, é um contumaz equivocado, da mesma maneira que teima em se alegrar quando o momento é de tristeza, que insiste em cantar louvores de festa, quando o momento é de pranto, de arrependimento, ele também pode insistir na tristeza quando já é tempo de celebração, aprovada e permitida pelo Senhor. Assim, se já se consertou com Deus, fique em paz e não se sinta abatido, a alegria do Senhor e a tua força, uma alegria que não vem de você, que não é humana, carnal, mas espiritual, conquistada por Jesus na cruz. 
      Mas o texto inicial tem outra lição a nos ensinar. Para o tempo do acontecimento narrado, sua interpretação é ao pé da letra, “comei as gorduras e bebei as doçuras e enviai porções aos que não têm nada preparado para si”, que é: usufruam de banquetes, de comidas e bebidas, de salgados e doces, à vontade, o momento é de alegria. Do jeito que o mundo vai, talvez alguns se escandalizem com o texto, e se não hoje, daqui a um tempo alguns podem chegar a dizer que as orientações que Neemias deu ao povo são inadequadas a uma vida saudável. Gorduras e doçuras? Isso faz mais à saúde, devemos tomar cuidado com o colesterol ruim e com exagero no açúcar. Você acha que estou exagerando? Pois não estou, não em relação a tantas coisas que hoje as pessoas já consideram fora de contexto, sejam culturais ou sociais, nos textos bíblicos originais, que dizem ser politicamente incorretas. 
      Como temos dito aqui, com a Bíblia se aprende os princípios, e eles são atemporais, não as interpretações ao pé da letra do antigo e do novo testamento. O princípio, indiferente se se comemora com gorduras e doçuras ou com alimentação vegana e adoçante artificial, é alegre-se na presença de Deus, não pela comida ou pela bebida, mas porque nossos pecados são perdoados, porque o Senhor nos aceita como filhos, cuida de nós e nos orienta em vitória. Que aprendamos a discernir os princípios de Deus em toda a Bíblia, ao invés de só obedecermos preguiçosamente leis ao pé da letra, a lei mata, mas o princípio é do Espírito Santo e esse é vida eterna. 

Este estudo é compartilhado em quatro partes aqui no “Como o ar que respiro”, entre os dias 18 e 21 de abril, se possível leia na íntegra para entendimento completo, José Osório de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário