terça-feira, abril 09, 2019

Demo-nos o direito (“O cristão e a igreja” 6/10)

6. Demo-nos o direito

      “Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem.” I Tessalonicenses 5.19-21

      “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.” I João 4.1

      “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” Mateus 7.22-23

      Ainda que a igreja seja reunião de santos (e não só juntamento de religiosos) e pastor um homem separado por Deus para cuidar com justiça de seus filhos (filhos de Deus), da noiva do cordeiro, nosso líder maior é Deus. Dessa forma precisamos em primeiro lugar saber que temos o direito de avaliar nossas igrejas e mesmo de deixá-las, se o Senhor assim nos orientar, esse é um direito que temos! Não aceitemos as coisas sem avaliar em oração e sob estudo bíblico correto, e com estudo bíblico correto me refiro a entender a Bíblia debaixo de bom senso, oração e contextualização cultural e histórica. Não temamos o homem, por mais importante que seja o pregador ou líder, por mais eloquente ou “ungido” que ele pareça ser, por mais que faça até sinais (como ensina Mateus 7.22-23).
      Contudo, sejamos sábios e ajamos debaixo de ordem de Deus, carne não vence a carne, Espírito, sim. Ao descobrirmos em Deus que um líder está em pecado, às vezes pode ser orientação de Deus sairmos da igreja, ao invés de lutarmos para que o líder seja disciplinado ou que saia da igreja, por quê? Para não escandalizarmos os pequeninos, muitos novos na fé e mesmo “velhos” de igreja mas imaturos e fracos, que poderiam se desviar do evangelho se soubessem de certas coisas. Para nós pode ser só o caso de mudar de grupo, mas para outros pode ser risco de cair da fé. Contudo, de um jeito ou de outro, o cristão maduro e responsável precisa posicionar-se diante de desvio de líderes, seja desvio para a heresia doutrinária, seja para o pecado. 
      Tenhamos em mente, todavia, que se Deus tem paciência com ovelhas, tem muito mais com pastores, e com todos aqueles que têm grupos sob suas lideranças ou que são de alguma maneira formadores de opinião, como pregadores, teólogos, evangelistas, cantores e outros. Se Jesus teve paciência com Judas Iscariotes, quem somos nós para não termos com alguns “queridos” dentro de igrejas? Mas reforçando, precisamos nos dar ao direito de questionar e exigir coerência com aquilo que se prega, ou se vive o que se prega, ou então, que se pare de pregar, para não ser hipócrita. Todos nós, contudo, seremos julgados antes de tudo pelas nossas palavras, do que muito diz, muito será cobrado.

6ª parte do estudo “O cristão e a igreja

Nenhum comentário:

Postar um comentário