terça-feira, abril 16, 2019

Uma catedral em chamas


      “Portanto fala com eles, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Qualquer homem da casa de Israel, que levantar os seus ídolos no seu coração, e puser o tropeço da sua maldade diante da sua face, e vier ao profeta, eu, o Senhor, vindo ele, lhe responderei conforme a multidão dos seus ídolos; Para que eu possa apanhar a casa de Israel no seu coração, porquanto todos se apartaram de mim para seguirem os seus ídolos.Ezequiel 14.4-5

      “No seu coração”, antes de desenhar, pintar, esculpir, manufaturar, o ídolo nasce no coração, isso é o que mais desagrada a Deus, pois o coração humano é um lugar muito especial, o mais íntimo do homem, nele só Deus deveria ser entronizado, e não se enganem também crentes não católicos e que não adoram ídolos materiais, o pior ídolo se mantém no coração. 

      No dia 15 de abril de 2019 vimos a Catedral Notre Dame de Paris, França, queimar em proporções bem significativas, uma construção pioneira na arquitetura gótica que teve sua construção iniciada em 1163 e que levou aproximadamente 200 anos para terminar. Um símbolo francês, marco zero de Paris, mais visitada que a Torre Eiffel, um tesouro histórico, um monumento religioso, monarcas famosos foram empossados lá, supostos restos de ícones cristãos eram guardados lá, uma obra de arte ímpar, o revestimento interior todo em madeira, as estátuas, os vitrais das janelas, as torres, a flecha (um pináculo de mais de 90 m de altura), os sinos, o órgão de tubos, os gárgulas etc. Quantas metáforas nos vêm à mente com esse triste acontecimento, sobre os tempos em que vivemos, sobre os últimos tempos, sobre religião, sobre o paganismo do catolicismo, sobre a mentira que homens contam aos homens para dominarem sobre eles e os explorarem, sobre aquilo que colocamos em nossos corações neste mundo e que são só coisas passageiras. 

      “E todas as suas imagens de escultura serão despedaçadas, e todas as suas ofertas serão queimadas pelo fogo, e de todos os seus ídolos eu farei uma assolação; porque pela paga de prostituta os ajuntou, e para a paga de prostituta voltarão.” Miqueias 1.7

      Muitos não fazem ideia de como a idolatria desagrada a Deus, a Bíblia a compara à prostituição por nesse ato o homem compartilhar o que tem de mais íntimo com uma pessoa errada, idolatria é prostituição espiritual, algo nojento diante de Deus. 

      O ser humano é intrinsecamente idólatra e idolatria religiosa é tudo que se adora no lugar de Deus. Ídolos são construções humanas, limitados à imaginação não ungida pelo Espírito Santo, assim eles se revelam na cabeça, na mente, que então podem ser manifestados na realidade por meio de imagens, em pinturas, desenhos ou esculturas. Mas antes de subirem para a mente, um ídolo tem origem no coração de homens que se rebelam contra o Deus verdadeiro e altíssimo do qual não temos nenhuma expressão física que não seja a vida encarnada de Jesus. Mas ainda assim, fazer uma imagem de Jesus e adora-la é no mínimo falta de sabedoria, pois facilmente nos desviaremos do Cristo verdadeiro que ressuscitou e vive no céu espiritual e nos atentaremos para a imagem física, para um pedaço de papel, de madeira, de pedra, de gesso. Como foi dito, o ser humano é um idólatra intrínseco, facilmente substitui o verdadeiro espiritual por uma suposta cópia material, mesmo que seja de Deus.

      “Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. I Coríntios 3.11-15

      Deus ouve a oração de todos e mesmo dentro da idolatria católica existem filhos de Deus, não nos enganemos com relação a isso condenando de forma genérica todos ao inferno, contudo, mesmo que se construa obras erradas sobre o verdadeiro fundamento, poderá haver salvação, o verdadeiro fundamento que existe em cada coração só Deus conhece. 

      A verdade é que amamos mais esta vida que a outra, mesmo sem colocar nada no lugar de Deus, nos apegamos demais a muitas coisas, isso não significa que não haja legitimidade em nos sentirmos extremamente tristes com certas perdas, e a perda da Catedral Notre Dame é uma perda para o mundo. Mas ver algo antigo virando pó faz-nos sentir a brevidade desta existência, a fragilidade do ser humano e da civilização que ele constrói, quanto mais quando perdemos um parente próximo, um amigo amado, ou mesmo um bem que nos custou tanto adquirir quando o vemos destruído num acidente ou levado por um criminoso. Entendamos com clareza que o homem que não aceita a maneira como as coisas funcionam pelo verdadeiro evangelho, que não veem necessidade de salvação porque pensam que não precisam ser salvos e assim não entendem a verdadeira importância do salvador Jesus, esses homens querem estabelecer o céu na terra, querem um mundo equilibrado, justo e tolerante, neste planeta, mas um céu sem Deus.

      “E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, e covil de todo espírito imundo, e esconderijo de toda ave imunda e odiável. Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da terra se prostituíram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias. E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.Apocalipse 18.2-4

      Muitos estudiosos interpretam a grande babilônia citada em Apocalipse como o Vaticano, a Igreja Católica, com certeza o tipo de relação promíscua descrita entre essa identidade e os poderes deste mundo nos levam a essa conclusão, um relacionamento que visa poder no mundo e que se vende para manter esse poder por muito tempo.

      Quando algo terrível como o incêndio de Notre Dame ocorre, todos ficam chocados, perdem o chão. Porque um símbolo religioso foi destruído? Porque isso abalou suas crenças em Deus? Não, porque um marco da civilização humana caiu por terra. Repito, eu também fiquei triste com o acontecido, amo artes e sei das relevâncias dessa igreja católica francesa, mas o Espírito Santo faz queimar em meu coração a presença de um Deus muito maior, imperecível, poderoso e eterno que tem sua manifestação mais excelsa no terceiro céu, não na terra, seja na França, no Vaticano ou em Itu. Enfim, vai ao fogo e lá se encerra o que sempre foi sentenciado ao fogo, que nunca iluminou o homem, que sempre o acorrentou às trevas, seja religiosa ou científica, a religião que mesmo a mídia espírita e materialista nunca se levanta contra, e assim é porque a Igreja Católica representa poderes deste mundo, ou do segundo céu, o céu dos diabos, nada tem a ver com Deus.

      “Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; Porque eu vim por em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; E assim os inimigos do homem serão os seus familiares. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.” Mateus 10.34-38

      Seguir a Deus e dar testemunho dele não é ser violento, seja em ações ou eu palavras, mas é se posicionar no coração, contudo, adorando e servindo ao Senhor mesmo que isso vá contra o que a família ensinou. Só existe honra diante de Deus se honrar pai e mãe não significar desonrar a Deus, mesmo se os filhos forem jovens e ainda dependentes economicamente dos pais, assim por Deus podemos enfrentar a todos, mas que isso seja feito com sabedoria. 

      Saiam das catedrais romanas os sinceros, saiam e busquem a Deus sem outro intercessor além de Jesus, católicos que o são por medo de tradições, por verem equivocadamente a Igreja Católica como representante oficial do cristianismo, mas que ainda que sejam católicos por livre arbítrio são gente de bem, que temem a Deus, filhos de Abraão. Tenham essa coragem a tempo, antes do arrebatamento desencadear os eventos do Apocalipse, afastem-se da grande babilônia com humildade e parem de ouvir homens, que manipulam apoiando idolatria, que servem a si mesmos não ao Altíssimo, que sempre usufruíram das riquezas, dos prazeres deste mundo, a troca de vender aquilo que Deus entrega graciosamente. Uma catedral de mais de 850 anos queima? Mais ainda queimarão os que usaram o nome de Deus em vão, os idólatras, os que adoram uma “notre dame” que não existe, porque Maria mãe de Jesus homem foi só uma mulher, sem capacidade de intercessora e que não precisa ser celebrada em uma catedral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário