sábado, abril 13, 2019

Trabalhar em igreja pode virar vício? (“O cristão e a igreja” 10/10)

10. Trabalhar em igreja pode virar vício?

      “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo” Filipenses 1.6

      Temos que ter sensibilidade do Espírito Santo para entender a vontade de Deus para nossas vidas, nisso o Senhor pode usar de muitas coisas para nos abençoar, nos fazer crescer espiritualmente, incluindo o convívio com comunidades cristãs em igrejas e denominações. Não limitemos Deus de forma alguma, ele tem o mundo, as empresas, os sistemas, as instituições, famílias, grupos e indivíduos em suas mãos, e tudo isso pode ser ferramenta do Espírito Santo para nos fazer vencer o pecado, nossas fraquezas, e assim amadurecermos. 
      Eu preciso ser pessoal, tenho visto que o que pra mim era importante há cinco, dez, vinte anos atrás, hoje já não é, o que eu achava que era importante para fazer na obra de Deus, crescer e ser notado como espiritual, hoje já não é mais. Sim, eu já não sou mais jovem, já não tenho a energia que tinha antes, e aquilo que era para eu fazer, agora outros podem fazer, já estão prontos, preciso aprender a fazer coisas novas. Melhores? Talvez, mas para fazer isso preciso vencer questões que antes eu nem achava importante vencer, enfim, se antes Deus me olhava com binóculos, hoje me olha com microscópio. Por outro lado, eu não tenho mais me satisfeito com menos que o melhor. 
      Isso não tem me afastado das igrejas de homens, mas me aproximado, contudo, não mais pra eu desempenhar um ministério e ser honrado, não mais para ser vaso da sala, que todos veem. Tenho sentido a necessidade de aparecer menos, de realmente ser mais espiritual e de confiar de fato só no que Deus quer e pensa de mim. Dessa forma, o que espero de uma igreja hoje, é diferente do que eu esperava antes, e trabalhando na música e na palavra sempre estive em posição de muita visibilidade. Mas hoje, estar feliz numa participação discreta e talvez despercebida para muitos, me parece um desafio espiritual maior que ser reconhecido e visto fazendo o que até então era o meu melhor. 
      Muitos, talentosos e cheios de dons, acabam fazendo das virtudes, vícios, sim, isso pode acontecer e para entendermos melhor isso é preciso que entendamos melhor o que é um vício. Costumamos achar que vício é fazer demais algo ruim, mas isso não está correto, todo excesso é vício, mesmo de coisas aparentemente boas. Se transforma-se em vício, mesmo trabalhar na igreja, o Espírito Santo se retira, o viciado acha na carne, no ego, em si mesmo, o início, o meio e o fim de algo, ele não serve mais a Deus em Deus e por Deus, mas só a si mesmo e pelas suas próprias forças.
      Podemos servir a Deus em igrejas por anos, mas se isso vira vicio, e esse processo muitos experimentam, Deus tira a mão do nosso ministério e a prioridade do Senhor para nossas vidas passa a ser não mais nos usar, mas nos libertar do vício. Assim não estranhe se um dia Deus disser, “pare de fazer e aquiete-se”, você poderá estar experimentando o início de uma nova fase em sua vida que te dará uma nova e maior experiência espiritual com Deus, mas isso se você for humilde o suficiente para deixar o palco, o “altar” e ser somente um feliz e satisfeito membro de igreja. 

10ª parte do estudo “O cristão e a igreja

Nenhum comentário:

Postar um comentário