quarta-feira, abril 24, 2019

Esforce-se para ser bom

      “Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.Gálatas 6.8-9

      Não, não é fácil, o mundo luta contra, os “diabos”, internos e externos, lutam contra, nosso passado luta contra, mas precisamos, principalmente como cristãos, nos esforçarmos para sermos melhores, para sermos homens e mulheres realmente do bem. A principal arma que temos para isso é o perdão, pois nossos erros reincidentes originados de nossas fraquezas insipientes, sempre buscarão no conformismo, nos cansarem de pedir perdão, dizendo a nós que é mais fácil aceitar a nós e aos outros como pessoas não tão boas. 
      Isso não é luta de um tempo, de um momento de paixão pelo evangelho, mas é condição para toda a nossa caminhada com Cristo, é preciso orar a Deus e repetir isso a nós mesmos, no Espírito Santo, todos os dias, devo me esforçar para ser bom. Os amargos não nos ajudarão, os religiosos não nos ajudarão, familiares, que nos conhecem mais de perto, muitos deles não nos ajudarão, mas esse é o caminho estreito do evangelho e se é vontade de Deus, Deus sempre nos ajudará. 
      Mas precisamos nos esforçar, andar uma milha a mais com o que nos desrespeita, dizer uma palavra de carinho ao que nos trata com displicência, guardar com boa preferência no coração aquele que sempre se distancia de nós. Ser bom inicia-se mantendo um bom coração, mesmo depois de errar tantas vezes em ações estúpidas, o perdão de Jesus renova nosso coração e nos revela que ser bom é possível. Depois do coração estar curado e de fato bem intencionado, nos coloquemos a por em prática a bondade.
      O grande mistério por trás de uma atitude bondosa é que ela nos abençoa, antes de abençoar os outros, ela restaura o que busca ser bom, antes do que aquele que recebe a bondade, o bondoso nunca se sente saqueado de alguma forma, seja de atenção ou de honra, bondade nos faz ver o lado do outro. O realmente bondoso se vê como devedor, não comprar cobrador, e na bondade acha a solução de Deus para equilibrar todas as necessidades afetivas, pondo-se como instrumento de amor nas mãos de Deus. 
      O homem bom se parece com Jesus encarnado, tem um sorriso puro, uma palavra sempre adequada, compartilha paz verdadeira, e encontra misericórdia de Deus para suas fraquezas, a bondade encobre pecados. Dessa forma, nos esforcemos, a cada dia, a cada luta, com todos os que Deus nos mandar, e com os outros, mesmo nos mantendo mais longe, sejamos bons também, queiramos a bondade para todos, abençoemos, sempre, ser bom é bom demais e deixa a vida mais leve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário