segunda-feira, abril 08, 2019

Igreja e pastor são para todos (“O cristão e a igreja” 5/10)

5. Igreja e pastor são para todos

      “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.” Hebreus 13.17

      Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.” Mateus 9.12-13

      Tenho sido repetidamente duro com pastores aqui no blog, Deus sabe porque, mas com certeza não é com todos, assim como tenho convicção de que essa postura não é minha, pessoal, mas do Espírito Santo. Contudo, é justo lembrarmos dos bons pastores, e nas igrejas cristãs atuais existem muitos, esses lutam diante de Deus para receber e tratar com amor e sabedoria as ovelhas que não são deles, mas de Jesus. Assim, é importante entender em misericórdia que as igrejas não são perfeitas não necessariamente por terem pecado escondido. Entenda como pecado escondido aquele que é conhecido e mesmo assim permanece sem assunção e busca de perdão por muito tempo, já que pecado ainda não resolvido em Deus todos nós temos, muitos até inconscientes. Todavia, as igrejas são imperfeitas porque precisam abrigar seres humanos diferentes, em estágios espirituais distintos, com culturas diferentes, com gostos diversos, as igrejas são hospitais e hospital é para doente, não para sãos. 
      Como fica o pastor no meio de tudo isso? Precisa dar espaço para todos, oportunidades para todos, honra para todos, porque assim como eu e você, os outros também querem ser lembrados, cuidados, amados. Então, quando um irmãozinho cheio de vontade e de atitude, mas com pouco conhecimento bíblico, vai ao púlpito e prega uma palavra que não é exatamente aquela que gostaríamos de ouvir, precisamos entender que aprender a vontade de Deus na igreja não é só ser ensinado diretamente por uma boa palavra. Aprender a amar as pessoas com todas as suas idiossincrasias também é aprender a fazer a vontade de Deus, entendendo que se Deus está no comando, foi da vontade dele, por algum motivo que talvez não saibamos e nem precisamos saber, que alguém não tão preparado desse uma palavra à igreja. No mínimo aprendemos com uma experiência assim a sermos mais humildes e pacientes, são essas exatamente as virtudes que muitos pastores têm e que nós, muitas vezes de forma egoista e cruel, não vemos. Mas em alguma instância todos nós desagradamos alguém, assim o que queremos para nós, é justo querermos também para os outros, misericórdia e dignidade.

5ª parte do estudo “O cristão e a igreja

Nenhum comentário:

Postar um comentário