quarta-feira, abril 17, 2019

Não passe vergonha

      “E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.Efésios 4.23-25

      Infelizmente, às vezes, para não passar uma grande vergonha precisamos escolher passar por uma pequena vergonha, seja como for, em alguns momentos, não poderemos fugir de passar alguma vergonha. Passa vergonha quem passa do tempo, quem não acerta uma situação no momento certo e fica adiando a solução. Adiamos porque achamos que assumir certas situações pode-nos envergonhar, quando na verdade, se assumirmos no tempo correto, nem seremos envergonhados. Mas postergar só faz aumentar o problema, e não nos iludamos, alguns problemas não diminuem com o tempo, só crescem, por isso é melhor termos a coragem de passar ao menos alguma vergonha.
      Passar vergonha nunca é bom, mas quem constrói relacionamentos honestos, terá apoio de amigos e principalmente da família, se tiver que passar uma situação difícil. Relacionamentos construídos com verdade não nos envergonham, antes encontramos neles apoio, generosidade, misericórdia e honra mesmo diante de um problema sério. Mas quem mente, mostra o que não é, esconde seus limites, criando assim uma falsa reputação, assim se tiver numa situação difícil ela será aumentada porque as pessoas descobrirão que além de termos um problema nós mentimos para elas sobre quem nós somos, e isso é ainda pior se quem descobrir a verdade for nossa esposa ou esposo.
      Aos casados um conselho, nossos companheiros devem ser nossos melhores amigos, amigos nos conhecem por inteiro, não precisamos construir personagens para eles, e se nos amam, deve ser pelo que somos de verdade. Dessa forma diante de uma situação difícil, cônjuges serão os primeiros a estarem ao nosso lado, a nos apoiarem, serão nossos amigos e não o contrário. Triste, contudo, são os que mentem para os cônjuges, que mesmo com boas intenções fingem, mostram o que gostariam de ser, o que talvez o cônjuge queira que eles fossem, mas que não são. Assim, um relacionamento enganoso se constrói, de um lado um covarde mentiroso, do outro, um mimado enganado, ambos orgulhosos.
      Um casamento assim está fadado a sofrer um abalo se tiver que enfrentar um problema mais sério, e acredite, a vida sempre nos leva a enfrentá-la com seriedade, de um jeito ou de outro, principalmente, nos dias atuais, na área financeira. O problema mostrará a verdade, sem dó, para todos, verdade que só será enfrentada com amor se houver, de ambas as partes, vontade de amadurecer e continuar juntos. Caso contrário uma grande vergonha será passada, muitos não conseguem superar situações assim, adoecem, se isolam, para que isso não ocorra enfrente já o problema, às claras, e ache uma solução, mesmo que tenha que passar alguma vergonha. O que se humilha sempre é exaltado por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário