terça-feira, abril 30, 2019

Cumpra tua missão

      “Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.Atos 20.24

      Eu acredito que em Deus todos temos uma missão, pessoal e intransferível, cada missão é importante para cada um de nós, nem todas serão missões conhecidas ou reconhecidas por muitas pessoas, algumas serão absolutamente privadas, mesmo secretas, mas todas são importantes. Têm relevância para Deus porque em suas mãos mesmo a missão aparentemente mais insignificante pode contribuir para desencadear algo grande, no tempo e no sistema do mundo, tem relevância para nós porque só cumprindo essa missão, a nossa missão, não a de outra pessoa, acharemos realização nesta existência. 
      No processo de cumprirmos cada um de nós a missão que nos foi entregue, somos tentados a comparar nossa missão com a dos outros, assim, entender a importância de nossa missão para Deus e para nós é um segredo de felicidade. Quem aceita isso com humildade tem uma vida mais fácil, ainda que comprometido em cumprir bem sua missão, que não aceita verá projeto pessoal atrás de projeto pessoal cair por terra, frustrado, por um motivo ou por outro. Missão não se compara, não se reclama, mas se entende, profundamente, e sem cumpre, até o fim, com todo o nosso possível de melhor.
      É preciso que entendamos certo o que é a missão de um cristão, usando o princípio e não uma interpretação ao pé da letra de textos que falam, por exemplo no usado no início desta reflexão, da vida diária de um missionário e teólogo em tempo integral do primeiro século, Paulo, e não de seres humanos comuns como eu você no século XXI. Nem todos somos chamados para pastores e missionários em tempo integral, e ao meu ver, correndo o risco de não ser entendido por muitos, penso que ninguém é, já compartilhei aqui no blog mais de uma vez minha visão sobre pastor ser totalmente depende de recursos financeiros de igrejas e ministérios. 
      Dessa forma, a missão de Deus para nós não é, necessariamente, pregar a palavra o dia todo, a maioria de nós paga sua sobrevivência com trabalho secular, assim usa a maior parte de seu tempo trabalhando, estudando. Qual é então nossa missão neste mundo enquanto usamos a maior parte de nossa existência para sustentar necessidades materiais? Nossa missão é, de um jeito ou de outro, testemunhar sobre Deus e sobre sua ação em nossas vidas. Não existe um jeito mais pratico e real de mostrar aos homens a vida que Deus tem para eles que vivendo uma vida comum com Deus, nesse aspecto os sacerdotes católicos perdem muito no testemunho, sendo privados de casamento e família.
      Já vi muito cristão talentoso e útil nos trabalhos dentro de templos perderem boas oportunidades profissionais seculares, que os fariam seres humanos melhores, que dariam melhores condições de vida a eles e às suas famílias, porque acharam que se seguissem tais oportunidades teriam menos tempo para servirem a Deus nas igrejas. Que engano, quem fica feliz com isso são os maus líderes que usam mão de obra não remunerada de muitos bons crentes para manter ministérios dos quais só eles, os líderes, terão retorno financeiro. Cumprir a missão é seguir a Jesus, não a igrejas e pastores, para isso precisamos ter coragem para obedecer a Deus.
      O ponto desta reflexão, todavia, é: cumpra tua missão e não ligue pro resto. Não fique incomodado se alguém, seja na empresa ou na igreja, parece receber mais oportunidade e honra que você, não tente ganhar holofotes no grito, não se apresse em fazer, em mostrar, mas busque a Deus, entenda o que tem que fazer e faça, para Deus e em Deus. Só na obediência há paz, e essa paz é a única coisa que nos amadurece, amadurecer em Deus é colocar os pés sobre uma rocha e sentir que nada mais nos incomoda, que não precisamos provar mais nada a ninguém e que temos uma confiança inabalável em Deus, que nos chama e nos guarda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário