quinta-feira, abril 25, 2019

Sejamos sábios nos testemunhos

      “Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultice; e os meus pecados não te são encobertos. Não sejam envergonhados por minha causa aqueles que esperam em ti, ó Senhor, Deus dos Exércitos; não sejam confundidos por minha causa aqueles que te buscam, ó Deus de Israel.Salmos 69.5-6

      Na versão bíblica que pesquisei, aparecem seis passagens com o termo “envergonhados” no livro de Salmos, dessas, cinco são pedidos a Deus do salmista para que o Senhor envergonhe seus inimigos, somente a passagem acima mostra uma preocupação diferente. Mesmo que legitimamente Davi, sendo ele o escritor, tinha motivos para se sentir vítima, ele não se põe como vítima que precisava de vingança de Deus, mas ele pensa nos outros. 
      O salmista começa admitindo sua condição de pecador, a própria estultícia, estulto é aquele que é insensato, néscio, estúpido não no sentido de grosso no trato, mas de limitado intelectual e emocionalmente. Enfim, Davi sabia que Deus o conhecia, ele não se escondia do Senhor nem tentava se defender, ele joga uma suposta culpa de ainda não estar sendo honrado por Deus nele mesmo, não em Deus ou em seus agressores.
      Mas mais que isso, Davi mostra preocupação com os outros, que poderiam estar confiando em Deus por causa da vida dele, de suas palavras, de suas promessas de um reinado de vitória. Davi se preocupava com o enfraquecimento na fé dos que o viam sendo perseguido e humilhado, assim pedia que Deus ouvisse sua oração e o abençoasse para que os outros não fossem escandalizados, não vissem suas confianças em Deus frustradas.
      Temos responsabilidade sobre aqueles para os quais dizemos que nossas vidas estão entregues nas mãos de Deus e que Deus nos dará um bom fim, principalmente se são mais novos ou fracos na fé, assim devemos ter cuidado com alguns testemunhos. Às vezes é mais sábio não testemunhar, mas esperar que a fé se realize em resposta concreta de Deus. Muitos, na pura vaidade de se exibirem como espirituais diante de homens, dizem que Deus disse quando nunca disse, escandalizando o evangelho.
      Mas a preocupação do salmista, com um bom testemunho de Deus diante dos outros, mostra o caráter de Davi, caráter de um rei que governa em Deus e para o povo, não por si e para si. Que diferença de tantos governantes e políticos brasileiros atuais, que tanto têm escandalizado o povo, envergonhado a justiça, alguns mesmo se dizendo evangélicos, trazendo confusão às igrejas cristãs diante de um mundo já tão avesso a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário