sábado, maio 14, 2022

Acalma-te e serás instruído

      “Na vossa paciência, possuí a vossa alma.(Almeida Revista e Corrigida)
      “É pela perseverança que vocês ganharão a sua alma.” (Nova Almeida Atualizada)
      “É perseverando que vocês obterão a vida.(Nova Versão Internacional)
Lucas 21.19

      Acalmar nossos sentimentos e pensamentos, eis um trabalho importante para que tenhamos uma oração de nível mais elevado. Todos chegam diante de Deus, na maior parte das vezes, ansiosos, angustiados, preocupados, com questões principalmente da área material a serem resolvidas. Deus, pai de amor, recebe a todos e estejam do jeito que estiverem, assim mesmo o alterado pela dor o Senhor ouve pacientemente. Depois de entregarmos nossas causas nas mãos de Deus ele as toma, não precisamos ficar repetindo e repetindo uma oração, contudo, podemos fazer isso quando ainda não convencemos, não a Deus, mas a nós mesmos que Deus nos ouviu, recebeu nossos pedidos e fará, no momento melhor, sua boa vontade.
      Na realidade material Deus realiza sua vontade através de nosso trabalho e do trabalho dos outros, podemos provar o sobrenatural aos nossos olhos através do natural que ainda não conhecemos, por isso chamamos milagroso. Impossível é só algo que ainda não foi feito ou que não sabemos que pode ser feito, “mágica” Deus nunca faz porque ele não precisa fazer. Nossa oração espiritual interfere nisso? Sim, positivamente de maneiras que hoje ainda não podemos entender como, incluindo anular impedimentos espirituais do mal para que algo material se realize no plano físico. Tudo isso é o primeiro momento de oração e o efeito disso deve ser paz em nossas almas, para que então possamos ter o segundo momento. 
      Precisamos entender como nós seres humanos funcionamos: somos seres duplos, corpo físico e essência espiritual, assim, ainda que racionalmente, baseados em experiências anteriores, saibamos que Deus ouve e responde, nossos sentimentos podem persistir na ansiedade e na angústia, impedindo-nos de sentir paz. Por que paz é importante? Porque ela é escudo contra o pecado e porta para ouvir a voz de Deus. Em paz não precisamos de prazeres na carne para anular a dor, assim não recorremos a vícios. Mas só em paz teremos acalmado todo aquele universo interior em nossas mentes e sentimentos, que nos agita, nos confunde e que nos impede de ouvir a suave voz do Espírito Santo. Oração certa é a que nos conduz a uma profunda paz. 
      A maioria de nós, na maior parte das vezes, tem experiência de oração só de nível inicial, falamos e falamos e até experimentamos paz, mas quando ela chega paramos de orar. Por isso até temos resposta para nossas orações, mas uma paz mais profunda, que fica e que nos fortalece contra o pecado, não temos. Nosso espírito precisa convencer nosso corpo, isso deve ser feito todos os dias porque nosso corpo tem “memória fraca” e muda o tempo todo. À medida que envelhecemos, quando adoecemos e mesmo nas mudanças de humor que experimentamos, tristezas, alegrias, dúvidas, certezas, tédios, anseios, nosso corpo é agitado e nisso não retém a paz, o que atrapalha nosso espírito na comunhão com o Espírito de Deus.
      Para entendermos melhor isso basta verificar o costume que temos de fechar os olhos ao orar, ou de preferirmos lugares com menos luminosidade, o objetivo é diminuir as distrações materiais para que as coisas espirituais sejam percebidas com mais facilidade e clareza. Entretanto, em corpos agitados ou torturados por alguma preocupação ou culpa, não haverá ambiente tranquilo ou com ausência de distrações materiais que lhes dê foco e paz. Por isso antes temos que nos colocar em Deus, pedirmos perdão, nos apossarmos do perdão e entregarmos nossas vidas a ele, para depois acalmarmos nossos sentimentos e pensamentos, permitindo que nossos espíritos tenham o controle e ouçam a voz do Santo Espírito de Deus.
      Evangélicos não menosprezem outros religiosos, como budistas e hinduístas, ou mesmo praticantes de ioga só como benefícios emocionais e físicos, quem se acalma pode ouvir o mundo espiritual, e se escolher, pode ouvir o Deus de amor e ser guiado no caminho de luz e paz. Não são as palavras, as rezas, as orações usando essa ou aquela linguagem religiosa, que tocam o coração do Altíssimo, mas a intenção espiritual pura e benigna. Paz real só se experimenta em Deus, e muitos, ainda que cantando a paz, pregando a paz, idolatrando a paz, não a vivem de fato, porque falam de Deus, até pregam Deus, mas não o experimentam de fato. A presença mais santa e verdadeira de Deus sempre traz paz ao ser humano, sem discriminação.  
      Nosso espírito pode até estar pronto, mas se nosso corpo não estiver impedirá nosso espírito de ouvir e entender a voz do Senhor. Isso não é algo que Deus nos impõe neste mundo para nos fazer sofrer, mas para nos fazer crescer. É no constante trabalho de acalmarmos nossos corpos, nossos pensamentos e sentimentos, para que entremos em sintonia com o Espírito Santo e em sincronia com a vontade de Deus, que construímos em nós o céu, aquilo que poderemos ser de melhor na eternidade. Ninguém se engane achando que crer superficialmente e ter a mínima comunhão com Deus, serão suficientes para ter o céu, que só ser cristão e ter fé, ainda que tenha vivido um inferno neste mundo, bastará para ter direito à paz eterna. 
      Acalma-te e serás instruído, ouvi o Espírito Santo me dizendo em meu último período de oração, isso depois de ter colocado minha vida em ordem, pedido perdão, intercedido pela família, enfim, ter seguido o protocolo inicial, e ainda assim estar sem a melhor paz. Ter paz dá trabalho, entendamos isso, e o trabalho que nos traz os melhores benefícios é o espiritual, muitos querendo substituir esse trabalho pelo físico conquistam tudo na vida menos paz. Que se trabalhe no mundo, mas também em oração, que se converse com Deus e nele confie, mas que se ouça a voz do Senhor, que se tenha ânimo e energia para viver, mas também a paz que acalma todo o ser e permite que se aprenda os conhecimentos mais profundos de Deus. 
      No mundo se diz que conhecimento é poder, que quem detém a informação tem controle, a internet tem mostrado a relevância disso, governantes políticos têm sido eleitos difundindo e manipulando a informação, ainda que seja fake news. Mas em se tratando de conhecimento espiritual de Deus, informação é vida, quem tem uma experiência profunda de oração, que vence a ansiedade e a dor, que alcança a paz e então pode ouvir a voz do Espírito Santo, não sairá só informado, com curiosidades intelectuais satisfeitas, mas vivificado, fortalecido. Notará o efeito dessa experiência horas, dias depois, e entenderá que comunhão com Deus permite mais que respostas materiais, que nunca são o suficiente, mas duradoura paz espiritual. 
      O que queremos de fato ganhar, quando buscamos a Deus? Coisas no mundo, posição diante de homens, ou nossas almas? Ganha a alma quem resiste no tempo, ainda que não se importe com ele, quem vence o corpo, ainda que produtivo nele o máximo que puder, num paradoxo de pegar e largar, onde se vive a realidade do plano material, sem medos ou ilusões, mas se abre mão dela para ter paz. Muitos não têm paz porque não pagam o preço por ela, e o preço é desprender-se de vaidades e prazeres, de aparências e poderes, para ser bonito por dentro e abraçado pelo todo-poderoso. Acalma-te e serás instruído, como essa palavra me consolou, me mostra o caminho a seguir para agradar a Deus, ser feliz e fazer felizes os outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário