quinta-feira, maio 12, 2022

Invocarei a Deus e ele me salvará

      “De dia e de noite a cercam sobre os seus muros; iniquidade e malícia estão no meio dela. Maldade há dentro dela; astúcia e engano não se apartam das suas ruas. Pois não era um inimigo que me afrontava; então eu o teria suportado; nem era o que me odiava que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido. Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo. Consultávamos juntos suavemente, e andávamos em companhia na casa de Deus. A morte os assalte, e vivos desçam ao inferno; porque há maldade nas suas habitações e no meio deles. Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará.Salmos 55.10-16
 
      O que anda com temor a Deus o tempo todo não é pego de surpresa pelo mal, contudo, o benigno de coração pode ser surpreendido pelo homem mau. Homem de bem espera sempre o bem, principalmente de próximos, e mais ainda de familiares, contudo, ainda assim pode ser pego de surpresa por uma intenção ruim, escondida há tempo no coração do outro. Surpreender-se demais pode ser falta de sabedoria, ingenuidade irresponsável, mas nunca se surpreender, principalmente com a maldade alheia, pode ser só malícia. Quem é mau e faz o mal também espera sempre o mal dos outros, não confia em ninguém, está sempre com um pé atrás, esperando que o outro faça a ele o que ele faz aos outros. 
      O filho justo de Deus anda na sabedoria, nela há equilíbrio, que protege do mal, mas que espera o bem ainda da pessoa mais má, assim, não fique triste demais se for traído por alguém que não achava que te trairia. Não sofra demais se descobrir que alguém próximo, para quem você sempre quis o melhor, na verdade sempre te tratou com desconfiança, com inveja, mais desejando teu mal que teu bem, ainda que escondendo isso. Ore pela pessoa, do fundo do teu coração, abençoe-a com todas as tuas forças, perdoando-a e desejando a ela bênçãos em todas as áreas de sua vida, afetiva, profissional, espiritual, financeira. Contudo, aprenda com a experiência, não para ser desconfiado, mas para ser prudente. 
      Sobre injustiças, perseguições e traições vou compartilhar algo, você não precisa concordar, é algo pessoal que aprendi na vida. Não penso que existam injustos, perseguidores ou traidores, penso que os que agem assim têm algum motivo para isso, autorizado por Deus, que me é misterioso e que devo respeitar. Isso não faz com que eu pense que o mal vence, ou com que me sinta vítima que merece sofrer e que deve aceitar o mal com resignação, mas leva-me a entender que injustos, perseguidores e traidores não detêm o poder, não para sempre. O poder pertence a Deus, Deus cria e destrói, dá vida e a tira, autoriza o mal e o bem, assim, invoco a Deus, que no momento certo me redime e faz justiça. 
      Quando focamos demais no homem mau, damos poder a ele. Quando queremos que ele colha pela maldade que está fazendo, ainda que isso seja justo, nós o enaltecemos, e não tem nada que o mal mais queira que reconhecimento, isso pode importar até mais que o efeito direto e material da maldade. Como justos que confiam em Deus o mal pode nem nos atingir externamente, somos protegidos das obras das trevas pela luz, mas as trevas podem ter vitória sobre nós em nosso interior, não prejudicando nossa vida material, mas deixando-nos oprimidos. Isso é glorificar não a obra má, mas a própria maldade, por isso é importante entregarmos nas mãos de Deus o mal e exaltarmos o poder do Senhor. 
      O homem mau não precisa saber por nós de sua maldade, quanto menos informação ele tiver, menos o mal será glorificado. Isso é ver certas injustiças, perseguições e traições, não só como obras de homens, mas como simpatias a interferências espirituais maléficas, que influenciaram o maldoso que lhes deu abertura e que querem a glória por terem participado do mal. Reagir do jeito errado pode até calar o homem, mas não parará a ação de maus espíritos, que depois podem voltar a atormentar o homem mal para que faça maldades de novo. Se reagirmos do jeito certo, pondo o assunto diante do poder de Deus, calaremos mais que o homem, anularemos o temporário poder de espíritos maus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário