segunda-feira, maio 02, 2022

Cristo e anticristo, simples axioma

      “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.I João 5.19-21

      Para se definir um anticristo deve se definir um cristo, agora, se um cristo se porta como anticristo, o anticristo se torna o cristo. Veja que usei a palavra cristo iniciada com letra minúscula, termo que na verdade não é um nome próprio, mas um adjetivo, assim referir-se a Jesus não como Cristo, mas como “o” Cristo, é mais adequado gramaticalmente. Nome próprio mais adequado para Jesus é Jesus de Nazaré, ou filho de José, o termo Cristo só foi popularizado como seu nome depois que ele morreu. Cristo é uma tradução para o português do termo grego Χριστός (Khristós) que significa ungido, que por sua vez é tradução do termo hebraico מָשִׁיחַ (Māšîaḥ) que transliterado para português significa messias. 
      No axioma inicial não me referi a Jesus, o Cristo verdadeiro, mas a messias de forma mais genérica. Se quem na opinião de muitos deveria salvar não salva, a salvação pode vir de quem não salva na opinião desses mesmos. Quem estabelece as referências, os homens ou Deus? Existe um cristo dos homens, da Igreja Católica, do protestantismo, das igrejas evangélicas, mas existe o Cristo de Deus. Ainda que o cristo dos homens possa estar baseado num Jesus histórico verdadeiro, ele não é o Cristo de Deus, não em sua verdade mais profunda. É isso ainda que Deus em sua graça use o cristo dos homens para conduzir os homens ao seu Cristo. Mas a pergunta nesta reflexão é: quem entendemos como anticristo? 
      No meio evangélico já disseram que o anticristo seria um papa católico, mas muitos católicos podem dizer que anticristos são os pastores evangélicos que exploram as ovelhas, e comercializam milagres por fé e dízimos, em templos que são mais empresas e casas de shows que igrejas. Atualmente alguns têm dito que o anticristo é a China, manipulando o mercado com a criação e propagação do vírus da Covid 19, mas pelos últimos acontecimentos a Rússia também é forte candidata a anticristo. A verdade é que em momentos diferentes da história os cristãos elegeram pessoas, coisas, poderes e valores diferentes deste mundo como anticristos. Será que o anticristo é sempre o outro, o meu antagonista, não eu? 
      Se não sabemos quem é o verdadeiro Cristo, não temos informações suficientes para definir um anticristo condizente, já que o nome de um estabelece o outro como sua antítese. Ainda assim a humanidade, por séculos se submetendo ao cristo dos homens, teima em achar que pode identificar o anticristo. Hoje muitos evangélicos insistem que sabem como será o fim do mundo, afirmam com alguma certeza quem representa o anticristo no mundo. Mas será que as palavras desses são confiáveis? Deus salva, cura e atende todos os homens, e os que o buscam por Jesus terão um caminho mais reto para atingir a região celestial mais elevada, independente se esses conhecem ou não o Cristo Jesus verdadeiro. 
      Podemos saber menos, por limites ou por escolha, mas nesse caso devemos ser mais humildes, não mais presunçosos. Quando vemos o errado como certo, veremos o certo como errado, quem diz que algo é o anticristo, não sendo, pode estar crendo num cristo que também não o é. “Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos” (Lucas 6.44), amo esse ensino, aparece várias vezes na Bíblia, é princípio para distinguirmos o certo do errado. Se uma religião que passou séculos dizendo-nos o que é o Cristo, nunca conseguiu dar frutos bons que permanecessem, até que ponto essa religião é de Cristo, ainda que use o nome de Cristo? 
      Muitas religiões cristãs funcionam mais como negação do verdadeiro evangelho que como afirmação desse, principalmente quando não praticam amor, são preconceituosas e se acham donas da verdade. Muitos cristãos usam hoje o termo anticristo de forma equivocada, sobre isso fizemos um estudo sobre o contexto histórico e teológico da primeira carta de João, na qual aparece o termo anticristo, se puder confira na reflexão “Quem é o anticristo?”. Mentira repetida exaustivas vezes torna-se verdade nas cabeças dos que têm medo de homens, principalmente de religiosos, que deixam que outros pensem por eles e nada questionam. Até que ponto realmente sabemos quem é de Cristo e quem nega o verdadeiro Cristo?  
      Respeitemos todas as religiões, Deus pode usar todas elas, mas Jesus é exclusivo, é a verdade mais alta de Deus. Contudo, católicos e evangélicos, não basta usarmos de alguma forma o nome de Jesus para estarmos na verdade mais profunda de Deus. Deus atende a crianças e adultos espirituais, mas só os adultos conhecem a verdade, esses não são presunçosos, nem usam sua experiência para diminuir alguém, antes procuram dar os frutos de amor dessa verdade com humildade. Esses estão mais habilitados para saberem quem é o Cristo e quem ou o que pode fazer o papel de sua antítese. Que é o anticristo? Todos nós podemos sê-lo, quando nos exaltamos, quando arrogamos ter certezas que os que têm guardam para si. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário