domingo, maio 08, 2022

Deus não retarda a promessa (6/6)

      “Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.II Pedro 3.8-10

      Juízo final, fim do mundo, últimos tempos, destruição do planeta, terceira guerra mundial, quando tudo isso acontecerá? No que isso interfere ou interferirá em nossas vidas? Estamos preparados para isso, seja lá o que for e quando for? Confesso que minha fé não é do tipo que aceita muitas profecias bíblicas para o futuro como predizendo acontecimentos ao pé da letra. Considero, sim, cada palavra bíblica com muito respeito, mas com cuidado, procurando sempre aprender com o princípio atemporal contido na palavra, o que de fato interfere em minha vida prática no mundo hoje, assim como em minha qualidade moral que preciso levar à eternidade. O texto bíblico inicial nos ensina várias coisas com relação ao juízo final. 
      “Um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia”, que mistérios há nessa afirmação. Muitos não esperam o fim do mundo, desejam-no, mas não pelos motivos melhores segundo a vontade de Deus. Muitos estão ansiosos pelos últimos tempos, mas esses talvez não saibam de fato o que estão desejando, não entendem a seriedade do assunto, se entendessem não quereriam tanto isso. Apressar o juízo é diminuir o tempo que a humanidade tem para se acertar com Deus, talvez quem queira o fim do mundo ache que já está preparado, e que se outros não estão, então, o problema é deles, que não aproveitaram suas oportunidades. Mas será que cristão genuíno, amoroso, humilde, temente a Deus, deve pensar assim? 
      Aos crédulos e sem sabedoria a palavra diz, mil anos é como um dia, aos incrédulos e materialistas a palavra diz, um dia é como mil anos. Eu tenho fé para crer num Deus perfeito que faz perfeitamente tudo, e isso para cada um dos filhos que criou, e considero todos os seres humanos criados como filhos de Deus. Assim, o tempo demorará ou se apressará dependendo do que cada filho precisa para ser amigo de Deus, essa, sim, uma relação especial com Deus, que vivem os que escolhem viver, crendo em Jesus e praticando obras em amor. Vou compartilhar um sentimento muito pessoal, você não precisa concordar com ele, creio que juízo final, fim do mundo, últimos tempos, destruição do planeta se referem a coisas diferentes. 
      Eventos diferentes acontecem em tempos e em planos diferentes. Certos encerramentos ocorrem no plano espiritual e é diferente para cada ser humano que morre no mundo e passa para a eternidade. Já outros encerramentos ocorrerão no planeta Terra, mas num futuro mais distante, e pegarão a humanidade preparada. Em “o Senhor é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se”, está o juízo pelo qual todos nós passaremos na eternidade após morte no plano físico. Mas em “os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão”, está um juízo planetário e físico, que ocorrerá uma única vez. 
      Na verdade penso ser perda de tempo estudiosos usarem tanto tempo especulando sobre palavras, que se tiveram origem no Espírito Santo, foram entendidas por homens do passado. Por mais que muitos não aceitem, muitas profecias bíblicas já se cumpriram. Creio que o mais importante para nós hoje está em “o Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia” e “o dia do Senhor virá como o ladrão de noite”. Essas exortações nos dizem uma coisa: estejamos preparados sempre. Aos ansiosos digo: as coisas não serão como muitos cristãos protestantes e evangélicos acham que serão, e se querem saber, a terceira guerra já começou, muitos não perceberam e estão sendo usados pelo lado que vai perder. 
      Guerras para conquista de territórios geográficos hoje são feitas com teleguiados, dessa forma há menos contato homem a homem. Mas guerras também são ganhas restringindo-se direitos econômicos do inimigo, limitando e impedindo que o dinheiro se movimente. Contudo, temos a guerra virtual, onde o campo de batalha é a internet, nesse embate fazer ataques hackers contra sites inimigos impede a comunicação, da qual o mundo tanto depende hoje. No campo virtual guerras são feitas com informações, mentira ou fake news é arma mais eficiente que a verdade, onde se diz o que se quer dizer para manipular pessoas. Muitos têm sido conquistados e abatidos em redes sociais, achando que estão sabendo e lutando pela verdade. 
      Sei que muitos cristãos não vão entender, nem concordar, mas me entristece ver congregações entrarem em êxtase quando pregadores falam: Jesus está voltando. Se soubessem de fato o que nos será cobrado no juízo não desejariam isso com tanto entusiasmo. Mas não é só emocionalismo infantil que é evidenciado na reação de tantos evangélicos diante de uma iminente volta de Jesus, é um desvio tremendo das prioridades ensinadas pelo Cristo em sua vinda no século I. O que faria feliz o Espírito de Deus seria evangélicos demonstrarem o mesmo entusiasmo quando fosse dito: vamos amar o próximo, os diferentes, as minorias, os homoafetivos, e vamos ajudar materialmente famintos e sofredores mesmo sem serem cristãos. 
      Uma última palavra sobre “o Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia”, não mais sobre assuntos escatológicos, mas sobre nossos lutas diárias neste mundo diante de tantas dores. Não se desespere, nem perca o ânimo, tenha esperança no Deus que conhece teus limites, que vê toda injustiça que você suporta do jeito certo, calado e sem construir mágoas e vinganças dentro ti. O que o Senhor te prometeu ele cumprirá, em breve, teu tempo de alegria está próximo, mantenha-se humilde, e quando Deus te exaltar, seja mais humilde ainda. Aprenda a lição, seja alguém melhor por dentro, o mundo passa, o planeta passará, os poderosos serão humilhados, mas os que confiam em Deus serão honrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário