segunda-feira, maio 09, 2022

Deus não se esquece de nós

      “Porém Sião diz: Já me desamparou o Senhor, e o meu Senhor se esqueceu de mim. Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim. Os teus filhos pressurosamente virão, mas os teus destruidores e os teus assoladores sairão do meio de ti.Isaías 49.14-17

      Quanto consolo nos dá esse trecho dos registros de Isaías, ele começa com um entendimento ingrato e injusto que tantas vezes temos de Deus, achamos que ele se esqueceu de nós, de tão grande que às vezes é nossa dor. O Espírito Santo, inspirando o profeta, responde citando um amor que todos nós podemos entender muito bem, o de nossas mães por nós. Muitos se esquecem de nós e nos julgam mal, mas aquelas que nos criam como filhos, que necessariamente não precisam ser nossas mães biológicas, nunca se esquecem e sempre pensam bem de nós. Contudo, o Espírito Santo vai além, ainda que uma mãe se esqueça, Deus não se esquece, o amor de Deus supera até o singular amor de mãe.
      Isaías faz então um registro lindo, “nas palmas das minhas mãos eu te gravei”, Deus diz com isso que estamos marcados de tal maneira nele que ele nunca poderá se esquecer de nós. As palmas das mãos nos remete a muitos entendimentos, um deles é que são partes dos membros que usamos para fazer muitas coisas, ainda que impedidos de andar, estenderemos os braços e usaremos as mãos para entregar o alimento ou acarinhar um filho. As palmas podem ser protegidas, basta fecharmos as mãos, assim Deus é rápido para nos ajudar como para nos proteger. Mas as palmas das mãos são as partes de nossas corpos que vemos com facilidade, assim Deus não se esquece de nós, nos vê o tempo todo bem de perto. 
      “Teus muros estão continuamente diante de mim”, muros eram proteções das cidades, num tempo em que guerras eram modo de conquistar e manter poder no mundo, eram o último bastião entre um povo e seus inimigos. Mas do que adiantam muros se Deus está longe porque o homem se afastou dele? As muralhas mais sofisticadas e resistentes cairão como castelos de areia à beira-mar, mas mesmo as mais simples e delicadas resistirão a tudo, estando diante do Senhor. “Teus filhos pressurosamente virão, mas os teus destruidores e os teus assoladores sairão do meio de ti”, que se aproximem de nós os homens de bem, nossos verdadeiros irmãos, que se afastem os violentos e falsos, somos amados de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário