quinta-feira, maio 19, 2022

Não precisamos mover montanhas

      “Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.Habacuque 3.17-19

      Não é a primeira vez que medito nesse texto bíblico e não será a última, uma das passagens mais poéticas da Bíblia. “Ainda que falte tudo eu me alegrarei”: podemos de fato vivenciar isso? Duas coisas são necessárias para vivermos a experiência de Habacuque, e a primeira delas não é boa: uma grande e difícil necessidade, uma montanha a ser ultrapassada. Só adquire uma grande fé quem precisa exercer uma grande fé para vencer um grande problema, caso contrário se permanece crendo o minimamente possível já que isso basta para viver e seguir vivendo. 
      Cuidado, quem pede a Deus por fé que mova montanhas (Marcos 11.23), esse na verdade está pedindo que uma montanha esteja entre ele e suas necessidades, uma montanha que nada pode anular, a não ser a fé adequada. Nós seres humanos nos prendemos à quantidade mais que à qualidade, quantidade é aparente, pode ser exibida mais facilmente aos outros, nossas vaidades gostam de ter, mas mais para parecer do que para usufruir. Por isso muitos querem poder, mais que dinheiro, poder dá-nos mais que posse de coisas, dá-nos controle sobre pessoas. 
      Podemos achar que mover montanhas pode mostrar a nós mesmos e aos outros que somos espirituais, mas também podemos querer fé assim para termos acesso a coisas materiais sem termos que nos esforçar por isso. Mas existem montanhas, e essas são as mais importantes, que não pedimos, Deus simplesmente as autoriza em nossas vidas, e se ele faz isso é porque sabe que podemos com elas. Mas podemos para fazê-las sumir, do nada, como por magia, só por fé? Nem sempre, às vezes é para darmos a volta, ou subirmos e descermos, trabalhando mais e crescendo no tempo. 
      A experiência de Habacuque parece-nos ter sido essa, uma montanha havia em sua vida, para a qual Deus não lhe deu fé para mover, mas fé para esperar, e eis uma terceira forma de encararmos grandes problemas. Algumas dificuldade não desaparecem num instante, após uma oração de fé, mas Deus também não nos orienta a pôr pés na estrada para subirmos, descermos, ou darmos a volta, o Senhor simplesmente manda-nos esperar. Nada que o profeta fizesse faria a figueira florescer, a vide dar fruto, as ovelhas voltarem, mas ainda assim ele estaria feliz. 
      Talvez a montanha do profeta não fosse a falta de coisas, mas a falta de alegria, muitas vezes só nos livramos da tristeza quando nos encontramos numa situação onde isso não faz diferença. Muitas vezes fazemos chantagem, ainda que inconscientemente, com a vida e mesmo com Deus, queremos exibir nossa tristeza como um troféu, deixando claro que a culpa dela existir não é nossa, assim nos colocando como vítimas. Nesse equívoco jogamos em Deus e na vida a responsabilidade para mudar nossos destinos, já que achamos que foram eles, não nós, a causa de nossas tristezas. 
      Essa montanha só desaparece quando aprendemos a ser felizes com o que somos e temos de verdade, e eis a segunda coisa necessária para vivenciarmos a experiência de Habacuque, aprender a viver com o mínimo. Uma lição difícil, mas que nos coloca num nível espiritual de maturidade, pois desapega-nos da matéria e das aparências e nos leva a valorizar a essência espiritual, qualidade mais que quantidade. Por isso o profeta pôde dizer “eu me alegrarei no Senhor… o Senhor Deus é a minha força… me fará andar sobre as minhas alturas”.
      Quem é feliz com o mínimo é leve, não precisa mover a montanha, rodea-la por baixo, ou escala-la e depois descê-la, muito menos aguardar passivamente, mas pode flutuar e passar. No mundo material? Não, no espiritual, faz isso dentro de si, e ninguém precisa ver, só Deus. As montanhas mais importantes que Deus autoriza em nossas vidas necessitarão da fé maior, essa fé não faz montanhas se moverem, faz nossos espíritos se moverem. Eis o mistério que Habacuque conhecia, por isso ainda que lhe faltasse tudo no mundo ele era feliz e grato a Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário