quinta-feira, maio 05, 2022

Tenha coragem para mudar (3/6)

      “E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio? Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás também, e não pouparás o lugar por causa dos cinquenta justos que estão dentro dela? Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra? Então disse o Senhor: Se eu em Sodoma achar cinquenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles.” “Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, que ainda só mais esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez? E disse: Não a destruirei por amor dos dez.Gênesis 18.23-26, 32

      Povo oprimido não é só efeito de governante opressor, opressor é efeito de povo que se deixa oprimir. Obviamente não podemos generalizar, existem líderes que contam uma grande mentira e muitos acreditam, por outro lado o ser humano tem a tendência de autorizar outros a pensarem por ele. Esse desleixo pode conduzir nações a injustiças internas terríveis, assim como a vergonhas internacionais. Eu tomo cuidado quando grande parte da imprensa mundial, que muitos chamam de “mídia Otan”, por colocar sempre alguns como mocinhos e outros como vilões, vitimiza um povo jogando toda a culpa em seus líderes. Muitos se fortalecem na fraqueza dos outros, muitos são fracos porque não reagem e se permitem ser oprimidos. 
      Em igrejas há pastores porque vendem produtos que ovelhas compram, se não houvesse comprador, não haveria vendedor. Por outro lado, igrejas que permanecem por anos com líderes em condição de pecado encoberto e não solucionado, é porque houve conivência dos liderados, e algumas coisas são erradas muito mais por não serem assumidas, que por serem de fato erradas. Se houver alguns justos, que temam mais a Deus que aos homens, que sejam sábios, mas que tenham coragem de se colocarem contra uma maioria, o Espírito Santo lhes mostrará que algo grave está oculto, precisa vir à luz e solucionado. Ninguém é enganado e por muito tempo por culpa e capacidade do enganador, mas porque se permitiu ser enganado. 
      Mas tenhamos muito cuidado, ainda que saibamos de coisa má oculta e não concordemos com ela, se nada fizermos para resolvermos a questão em Deus e por Deus, assim em humildade e por amor, poderemos ser punidos junto do líder em pecado e de todos que não quiseram saber da verdade e que aprovaram o líder errado. Temos visto acontecer isso em igrejas, e não pensem que muitas igrejas fecham as portas depois que Deus exerce juízo. Não, muitas continuam abertas, e podem até ganharem mais membros, crescerem financeiramente, contudo, dificilmente ovelhas dessas igrejas receberão um alimento espiritual puro, e eu disse dificilmente, porque mesmo ao rebelde Deus não fecha porta de luz para auxiliar. 
      Isso tragicamente tem ocorrido em muitas nações, crises migratórias levando refugiados a saírem de seus países, entregarem seus lares a opressores, e dependerem da ajuda de estrangeiros. Não podemos deixar de amar e ajudar a todos que sofrem, mas muitos sofrem porque o opressor foi tomando conta aos poucos de seus direitos, o mal sempre age devagar, e não tiveram coragem de reagir e mudarem a própria sorte. O juízo de Deus busca provocar dois movimentos, prender o mal e despertar o bem adormecido. Muitos em tantos lugares do mundo são seres humanos do bem, trabalhadores honestos, buscando praticar virtudes morais, mas estão ensimesmados, voam, mas dentro de gaiolas, enquanto têm todo o céu para isso.
      O que hoje, eu e você, estamos aceitando, nos conformando, por medo das consequências, do que os outros vão dizer, de perdermos pessoas, que apesar de erradas, nos dão o apoio que achamos que não podemos ter de outra maneira? É no namoro, no casamento, na família, nas amizades, no emprego, na igreja, em nosso país? O certo é que quando a hora do juízo chega, chega porque Deus já nos avaliou e entendeu que tivemos chances de mudarmos, de sermos felizes nele, e não mudamos. Ao que anda certo não vem juízo, mas honra, juízo só vem para o errado. “Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia, a noite vem, quando ninguém pode trabalhar” (João 9.4). Despertemos, ainda é dia! 
      Uma verdade difícil, para mim, para você, para muitos, de aceitar, é que ninguém é inocente, se há sofrimento, há motivos para isso, a eterna lei de causa e efeito. Pela teologia do cristianismo tradicional isso fica ainda mais difícil de aceitar, vendo a existência neste mundo como só uma passagem vindo depois disso um juízo extremo e irreversível, por isso muitos protestantes e evangélicos só aceitam e creem. Mas outras religiões, que entendem a existência como encadeamentos de vidas encarnadas e de vidas puramente espirituais, conduzindo o ser humano à evolução por provas e privações, entendem melhor o sofrimento de tantos que parecem, numa única vida no mundo, serem só vítimas inocentes da injustiça dos outros…
      Mas sejamos sábios, entendermos que muitos sofrem porque precisam pagar dívidas, não tira de nós a responsabilidade de ajudá-los. Todos somos iguais, nós também sofremos por algum motivo, contudo, ajudarmos os que sofrem em amor, não como obrigação ou por pena, paga as dívidas que nós temos. Se a pirâmide na humanidade fosse, não para poucos que se acham em cima explorarem muitos que estão embaixo, mas para todos ajudarem todos, se faria justiça. Haveria sofrimento, mas menor, já que o saldo da dívida de cada um seria menor, abatido pela ajuda que cada um entrega aos outros em seus sofrimentos. O sofrimento de todos é de todos, assim como a cura para ele, somos todos irmãos indo para a luz de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário