domingo, maio 29, 2022

Forte é quem pode dar vida

      “Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.Salmos 130.4

      Quem é mais forte, quem dá a morte ou quem dá a vida? Quem faz morrer vence o outro, anula de vez um opositor, mas quem vence pelo ódio sempre terá novas pessoas para odiar. Quem faz viver, mesmo o que merece morrer, vence o outro e a si mesmo, e fechará a porta para ter novos opositores, pelo menos de sua parte. Vence a si mesmo porque supera sua vontade de matar, seu ódio, a insegurança de achar que só a morte de um opositor dará cabo a riscos para sua vida. Mas quem dá a vida vence também o outro, porque dá a oportunidade de um inimigo se tornar um amigo, grato por ter recebido misericórdia, não condenação, a vida, não a morte.
      Tantas vezes somos fortes para matar, mas não para dar vida, matamos não só corpos com tiros e facadas, mas também almas com palavras, e mesmo com sentimentos silenciosos, sem que ninguém saiba, podemos matar as pessoas dentro de nós. Mas essa é a maior mentira da violência, da vingança, do desabafo que achamos que temos direito de fazer verbalmente contra alguém que achamos que nos prejudicou, vencer o mal com o mal. Mal não anula mal, só o multiplica, só o bem anula o mal e cria mais bem, na exteriorização do mal não existe força, mas fraqueza, só o bem nos torna mais fortes, ser forte pode ser não fazer nada. 
      “O que despreza o seu próximo carece de entendimento, mas o homem entendido se mantém calado” (Provérbios 11.12), não fazer nada não é desprezar alguém, aí ainda que pareça reação de alguém superior é só arrogância, arrogância é se achar tão melhor que não precisa reagir a pessoas que considera inferiores. Mas o arrogante não aparentará superioridade para sempre, em algum momento será traído pelo ódio e pela insegurança que tentou esconder dentro de si e será revelado. Só o amor cala em paz a vingança, dando a vida, não a morte, Jesus não suportou injustiça por arrogância, mas por amor, ainda que soubesse que era filho de Deus
      Quem dá vida quando podia dar a morte, ainda que não seja amado será temido, e um temor muito mais legítimo que o que se tem pelo que mata, pois é temor da luz, não das trevas. As trevas amedrontam mas atraem os que querem permanecer nelas para um confronto ainda mais violento, já a luz causa temor e afasta os que querem continuar nas trevas. A luz vence silenciosamente e sem agredir pois ela dá liberdade para a presença de Deus, o Senhor da luz, que luta pelos que amam a vida, não a morte, pelos que perdoam e não respondem mal com mal. Vencer a morte é vencer primeiro a nós mesmos, para depois podermos dar ao outro a vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário