quarta-feira, maio 04, 2022

Bem e mal não têm lados (2/6)

      “O que cedo busca o bem, busca favor, mas o que procura o mal, esse lhe sobrevirá.” Provérbios 11.27

      Alguns dizem que são céticos com alguns meios de comunicação, mas eles não são realmente céticos, só não acreditam naquilo que vai contra o que eles querem acreditar. Cético de verdade não tem lado, questiona tudo para poder achar a verdade, que como a mentira, muitas vezes pode estar presente tanto num lado quanto no outro. Reflitamos de novo num tema relevante atualmente, conflitos entre extremos ideológicos, todos se achando céticos com a mentira e mais lúcidos que os outros para discernirem a verdade. Inicio com uma provocação: por mais que não admitam, há mais semelhanças entres os que se põem nos extremos, que entre ambos e os que estão no equilíbrio do centro. 
      Não me refiro às ideias defendidas nas três posições, nesse ponto de vista o centro terá tanto ideias da direita, quanto da esquerda. Me refiro à maneira como os que se colocam nos extremos defendem as ideias, ainda que tendo ideias opostas o fazem com a mesma obsessão, amor exagerado ao que creem e ódio exarcerbado com o que não creem. O extremismo mais danoso não está nas ideologias, mas nos corações dos homens, quem é extremista o será, indiferente do lado em que se posicionar. Quem é equilibrado, e isso é algo que se aprende ser quando se tem a coragem de mudar de opinião após checar teoria com prática, o será sempre. O equilibrado está mais perto de Deus e de sua verdade. 
      A Rússia é um bom exemplo disso. De União Soviética comunista, passou para um país democrático capitalista, contudo, segue com um governo centralizado e igual há muitos anos, e ainda com intenção imperialista. Chega a ser engraçado como essa verdade salta em nossas caras e nós não a reconhecemos. Mudou a política, a economia, mudou o lado, mas continuou sendo extremista, na verdade os povos, as nações, as tribos, grupos sociais têm características intrínsecas, que apesar de mudarem nos “corpos”, não mudam nos espíritos. De fato o ser humano tem muita dificuldade para ser equilibrado, isso exige constante trabalho de avaliação, que pode requisitar correções de percurso. 
      O extremista se vê do lado do bem e o que está no extremo oposto no lado do mal, o mesmo ocorre com o outro extremista, diviniza-se e demoniza o outro. Se isso ocorresse só no plano humano, menos ruim seria, pior é quando colocam Deus e o diabo na história, se Deus está comigo o outro extremista só poderá estar com o diabo. Cristãos têm caído nessa armadilha, não sabem que o mal não tem lado, ele quer prejudicar todo mundo, e quem nega o mal que existe em si dá ao mal a melhor arma para agir, a mentira. Enquanto extremistas se combatem, o mal assiste de camarote, nem precisa agir, o combate é ponto para ele, para ele não interessa porque ou quem briga, basta brigarem. 
      O extremista dá pontos ao diabo quando se acha com Deus ao seu lado, assim o mal nem é culpado pelo conflito, o próprio extremista afirma que Deus apoia sua causa. O problema não é crermos que Deus está conosco, mas dizermos que ele apoia extremismo e fazer-se guerras em seu nome. Deus não está na guerra, ainda que em nossos momentos mais difíceis de oração clamemos a Deus que lute por nós, e ele faz isso, mas sua luta não é para destruir, nem o mal. Deus não destrói o mal porque o mal existe como escolha do ser humano. Sim, haverá um momento na história cósmica quando o mal será vencido, mas por enquanto trevas e seu poderes são afastados automaticamente daqueles que estão na luz. 
      O mal não tem lado, mas o bem também não tem. O diabo e tudo que ele possa representar neste plano ou no outro, dentro ou fora da mente humana, não tem preferidos, ainda que tenha simpatizantes. Deus também não tem privilegiados, ainda que esteja perto do humilde, santo e crente. Se as pessoas querem lutar por essa ou aquela ideologia, por esse ou aquele sistema político ou econômico, sejam pessoas cristãs ou não, que lutem, mas tenham o cuidado de não colocarem nem Deus e nem o diabo em seus tolos conflitos. Juízo haverá, de um jeito ou de outro, mas será bem severo com quem errou se dizendo apoiado por Deus, esse não faz mal só a si, mas dá falso testemunho do Altíssimo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário