sábado, novembro 05, 2022

A cor do amor

      “Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida.II Coríntios 2.15-16a

      Para a esquerda está na moda ser legal, por isso tanta publicidade usando diversidade de raças e sexualidades para agradar a causas sociais. Já para a direita cristã está na moda ser estúpida, cansou de se achar vítima, assim vinga-se posicionando-se politicamente. Mas enquanto a esquerda dá lugar de fala a vítimas reais, que sofriam preconceitos e opressão legitimamente, a direita cristã sai da posição que não devia ser de vítima, mas de humildade, e se desvia para um empoderamento extremado e equivocado. 
      Se alguém é negro, homoafetivo e cristão, pelo que pode lutar? Como negro pode lutar por igualdade, como homoafetivo por liberdade, mas como cristão deve viver em humildade. Percebe as diferenças? Por causas humanas e deste mundo luta-se com armas deste mundo, mas causas espirituais devem prevalecer com experiências espirituais. A diferença existe porque espírito não tem sexo ou cor, só níveis moral e intelectual, ainda que isso não impeça cristão de lutar por direitos de todos os seres e pelo bem do planeta. 
      O mais sábio é tentar não usar lugares inadequados para causas indevidas. Luta por igualdade de cor e de sexualidade não deve envolver religião, pois são relevâncias para seres humanos de religiões diferentes e mesmo sem religião. Quando dizemos religião, dizemos todas, afro-espíritas não têm mais legitimidade de lutar pelos direitos de afrodescendentes que cristãos. Ainda que o catolicismo tenha origem na Itália, não é exclusivo de italianos, como não é o protestantismo de alemães ou o Candomblé de africanos. 
      Religião, apesar de ter origem e ser fundamentada em fatores culturais e sociais de um povo, pode ser escolhida por seres humanos de qualquer origem, continente, país, raça ou tribo. Ou não? Ou só afrodescendentes podem ser da Umbanda e do Candomblé? Assim devemos separar cultura de origem africana de religião dessa origem, pode não ser fácil, mas é necessário, senão estaremos tirando da religião sua principal função, permitir a qualquer ser humano relacionar-se com o divino, o místico e o espiritual. 
      Já o compartilhar Deus, e o termo não é lutar por Deus, já que Deus não precisa e nem pede que ninguém lute por ele, deve ser feito com humildade, com ações não com discursos. Espiritualidade deve aparecer em nós como perfume, suave e especial, discreto, mas vivo. Digo isso não só a evangélicos, mas a todos, espíritas, afro-espíritas, muçulmanos, budistas etc. Imagine um mundo onde assembleianos lutassem pelos homoafetivos, onde umbandistas lutassem pelos luteranos, imagine, seria um wonderful world.
      Se cada fala estivesse em seu lugar e uma não tentasse tomar o lugar da outra, teríamos causas sociais de mãos dadas com causas morais, ciência amiga da religião, tudo harmonizado para que um ser humano completo e equilibrado cuidasse bem dos mais desfavorecidos e do planeta Terra. Contudo, os seres humanos ainda tendem à prepotência, todos eles. Quem esteve embaixo quer estar em cima, e fará com os que estavam em cima o que fizeram com ele. Sem temor a Deus não há igualdade, liberdade e humildade. 
      O mundo está mudando e mudará ainda mais, a direção já está sendo mostrada. Daqui a algum tempo ainda haverá problemas, mas a igualdade será maior, primeiramente física depois em outras áreas, a mistura maravilhosa de raças igualará os corpos àquilo que já existe nos espíritos. Se preconceituosos reclamam de verem tantos afrodescendentes em propagandas de TV, aceitem, no futuro não se verá mais brancos, mas também não se verá mais negros, só misturados. O ser humano do futuro só terá uma cor, a cor do amor.  

      “Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; e clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro.” Apocalipse 7.9-10

Nenhum comentário:

Postar um comentário