quinta-feira, novembro 24, 2022

Aceitemos o tratamento de Deus

      “E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.Marcos 2.17

      Quem sabe o melhor tratamento para uma enfermidade é o médico, não o enfermo, Deus sabe como precisamos ser tratados para seguirmos crescendo espiritualmente. Como temos nos comportado como doentes, com humildade e obediência, ou rebeldes às orientações do doutor? Às vezes temos a equivocada arrogância de achar que podemos dar sugestão de tratamento ao especialista na saúde dos seres humanos, aquele que criou todos os espíritos e sabe como e onde devem chegar. 
      “O que Eu faço não sabes tu agora, mas tu o saberás depois” (João 13:7), nem sempre entendemos ou conseguimos enxergar o benefício de um tratamento no momento que o Senhor o está fazendo, assim devemos crer e confiar que Deus sabe o que faz. Se Deus pede silêncio, nos calemos, se ele pede calma e cuidado, tenhamos cautela, se ele pede alegria e louvor, sejamos gratos, mas se ele pede seriedade e mesmo quebrantamento, nos humilhemos em sua presença com todo o coração. 
      Seja como for, não estranhemos desafios, surpresas e a inconstância interior humana, não confiemos no que sentimos, pensamos ou percebemos da realidade, mas pela fé só em Deus. Deus não destrói o navio, mas pode tornar as águas bem turbulentas, para testar a integridade da nau, e creiam, se firmados em Deus de maneira certa e para objetivos corretos, o navio é resistente. Aceitemos o tratamento e seguremos a santidade e a paz, após a prova vem a aprovação de Deus, e essa é maravilhosa. 
      Alguns são tratados tendo que fazer, outros tendo que não fazer, alguns tendo que falar, outros tendo que se calar, alguns são tratados tendo o que dizer, mas não tendo quem ouvi-los, outros são tratados achando que têm muito a dizer e até achando muitos que gostem de ouvi-los, mas que na verdade nada deveriam dizer pois só têm vaidades em si. Uns têm que administrar honra, outros, vergonha, uns, fama, outros, clandestinidade. Qual o teu tratamento? Você o tem aceitado humildemente?
      Penso que a definição mais adequada da vida neste mundo seja a de uma “internação hospitalar”, quem está aqui é porque precisa de tratamento, dessa forma aceitar isso e se deixar ser tratado é a melhor maneira de viver bem. Quanto aos orgulhosos, que se acham doutores, não pacientes, sãos, não enfermos, só postergam para a eternidade seus infernos, lá haverá juízo e cobrança. Aproveitemos bem nossos tempos neste mundo, não acumulando riquezas materiais, mas retendo virtudes morais.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário