sábado, novembro 19, 2022

Emoção, razão e equilíbrio

      “Porque Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.II Timóteo 1.7

      Os gregos clássicos já faziam coisas semelhantes (“Teoria de Hipócrates”), mas se transformou em ciência moderna com Freud (“Teoria Psicanalítica”), o mapeamento dos humores humanos e da psiquê humana. Esta reflexão propõe só mais uma classificação, dividindo a consciência humana em três partes: emoção, razão e equilíbrio. Sem uma delas nos faltaria alguma coisa, somos completos com as três, ainda que muitas vezes uma parte tente dominar as outras e uma parte possa ter lados positivos e lados negativos. Como sempre digo, não sou profissional da área médica ou de outra, o que faço aqui são só reflexões leigas, que possam ajudar você de alguma forma. 
      A emoção, que quando potencializada podemos chamar de paixão, nos leva tanto a coisas belas, audaciosas, construtivas, como o amor, o estabelecimento de uma família, mesmo de tribos, cidades e nações, mas também leva a coisas terríveis, impulsivas e destrutivas, como guerras. Muitas vezes não fazemos extremismos porque pensamos antes, fazemos porque queremos e queremos porque nos dão prazer, e ódio é tão prazeroso quanto amor. Quem fácil ama, fácil odeia, mas quem nunca odeia, também nunca ama, e aqui me refiro ao amor apaixonado, característica do mundo físico, não ao santo amor espiritual. Certos os gregos antigos, que tinham várias palavras para amor
      A razão acha prazer em teorizar as coisas no tempo, assim, se damos lugar a ela pesamos muito antes de agir ou de falar. Seu lado positivo é que ela procura entender profundamente as coisas, assim é útil para estabelecer fórmulas, que uma vez definidas economizarão tempo, não haverá mais necessidade depois, de se pensar outra vez, basta usar a fórmula. A ciência funciona basicamente sobre a razão, ela não sabe ou quer porque gosta ou desgosta, mas porque é o racional a ser feito, que comprovadamente deu e dará certo. Em nossas cabeças o lado ruim disso é que nem tudo é explicável, sermos racionais demais pode nos amarrar, o ser humano é mais que fria razão.
      Mas talvez a parte que mais nos defina como seres eternos seja a que busca encontrar o equilíbrio entre a emoção e a razão. Se há necessidade de equilíbrio é porque não basta-nos ser só emocionais ou só racionais, por outro lado, só se adquire equilíbrio praticando-o, querer ser espiritual sem enfrentar o mundo material é inútil. Se emoção é característica mais instintiva, material e individual do homem, que ele precisa para sobreviver neste plano, se razão é característica intelectual, desenvolvida para dominar a natureza e sobreviver em sociedade, o equilíbrio melhor é virtude moral que conduz a uma comunhão espiritual com Deus, o Espírito criador de tudo.
      Podemos tentar achar equilíbrio tanto pela emoção quanto pela razão. Os que veneram a ciência, como a um deus, pensam que só pela razão se acha equilíbrio, mas esses negam a intuição, e resumem o homem quase que a uma máquina. Os materialistas pensam que acham equilíbrio priorizando aquilo que lhes dá prazer, mas esses se tornam selvagens hedonistas, ainda que polidos e sofisticados. Ambos desprezam uma área importante do ser, o espírito, é preciso humildade para permitir que o equilíbrio do espírito administre tanta a emoção quanto a razão. Mas mesmo os que conhecem valores espirituais podem ser equilibrados pelo ardor da paixão ou pela fria racionalidade.
      O texto bíblico inicial fala-nos algo sobre três áreas humanas, podemos ligar amor à área emocional, poder à racional, e moderação à espiritual? De certa forma. Amor não pode ser frio, implica em empatia e essa nos leva a chorar com quem chora e nos alegrarmos com quem está feliz, mas podemos ser traídos pelo coração. O ser humano tem dominado o mundo com a inteligência que cria armas e máquinas, vemos a razão, que não se importa com o fim de algo, entregando poder a certos homens. Mas se a emoção por sentir e a razão por poder podem ser parciais, entregarem direitos a alguns e não a outros, só a moderação acha o equilíbrio de um Deus que ama a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário