quarta-feira, novembro 16, 2022

Alegremo-nos!

      “Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!Filipenses 4.4

      Tristeza envelhece, causa doenças, limita a vida. Se estamos fazendo nossa parte, se estamos andando conforme a vontade do Senhor e estamos confiando nele, estejamos alegres. Isso não e só escolha ou irresponsabilidade, é louvarmos a Deus, darmos testemunho dele, praticarmos nossa vocação maior de vida. O humilde sempre acha alegria, pois anda na luz e nela não há armadilhas ou surpresas ruins. Mesmo na disciplina de Deus será cuidado com dignidade, mesmo no vale da sombra da morte em que este mundo pode estar, o humilde não teme mal algum. 
      Muitos de nós fomos criados de um jeito e nos acostumamos a viver de uma maneira que sempre procuramos motivos para sermos tristes. Tristeza se torna uma obsessão, identidade para chamarmos de nossa, mas não é essa a vontade do Senhor para seus filhos. Se muitos se alegram no mundo por qualquer coisa, com prazeres vãos, traindo alianças, machucando seus corpos e sujando suas almas, os que andam com Deus têm motivos legítimos para serem alegres e sempre, basta que sejam fiéis a Deus, a si mesmos e ao próximo, e exerçam fé inteligente. 
      Contudo, ninguém se iluda, não basta agirmos corretamente, só fazermos a nossa parte, tem que haver íntima comunhão com Deus em oração, onde conhecemos sua vontade e achamos forças para fazê-la. É o Espírito Santo quem nos alegra em primeiro lugar, depois podemos experimentar essa alegria nas outras coisas, nas amizades, no trabalho, nos estudos, na igreja, mesmo nos lazeres mais simples. Caso contrário, nem todo dinheiro disponível no mundo, usufruto dos prazeres mais caros, honra dos homens mais importantes, farão com que sintamos alegria.
      “Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário” (Salmos 51.12). Alegria nos faz voluntários para fazer o bem aos outros, senão nos fechamos em nós mesmos, em nossa tristeza, achando legitimamente que temos direito de sermos egocêntricos porque estamos tristes. Tristeza indevida se torna idolatria, maior que nós, maior que Deus, leva à depressão, à morte em vida. Repito, é preciso ser humilde para ser realmente alegre, e nem me refiro à felicidade duradoura, essa não existe aqui, mas só alegres, simplesmente por existirmos. 
      O texto bíblico inicial não é uma sugestão, é praticamente uma ordem que Paulo dá, e ele tem motivos para isso. Ele sabe as brechas que a tristeza pode abrir nos homens, portas para pecados, vícios, caminhos da morte. A melhor alegria é de graça, pela graça de Deus, só quando entendemos isso é que descobrimos a melhor alegria, aquela que não está aliada às coisas visíveis, só às invisíveis e pela fé no Senhor. Alegremo-nos! Tenhamos isso como estilo de vida, busquemos coisas que nos façam bem e que nos alegrem de forma duradoura, isso é a vontade de Deus para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário