domingo, novembro 20, 2022

Alertas, firmes, corajosos e fortes!

      “Fiquem alertas, permaneçam firmes na fé, mostrem coragem, sejam fortes.” 
I Coríntios 16:13 (Nova Almeida Atualizada)

      Depois que encaramos um grande problema de frente, acertamos nossas vidas, buscamos a Deus e recebemos uma resposta, o problema foi superado, contudo, depois ainda nos resta um trabalho. O trabalho está descrito no texto bíblico inicial, que na versão bíblica usada fica-nos ainda mais claro. Começamos a seguir a Jesus pela fé, no início da caminhada nossos problemas parecem resolverem-se mais facilmente. Por isso mesmo, temos a tendência de amolecer na vigilância, só tornamos a ficar mais atentos quando um novo problema surge e temos que receber de Deus uma resposta.
      Contudo, quando amadurecemos, Deus nos trata diferentemente, a vida não será mais problemas e rápidas soluções para eles, e entenda certo o que vou dizer, a vida se transformará num imenso problema sem solução. Nesse ponto duas opções nos são apresentadas, ou assumimos nosso amadurecimento, ou desistimos de vez de andar com Jesus. Desistir de Jesus não é necessariamente desistir de frequentar igrejas, muitos estão dentro de templos, fiéis às programações de suas comunidades, cantando e orando, mas ainda assim são desviados, que desistirem de Deus há algum tempo. 
      Assumirmos o amadurecimento é enfrentarmos o problema sem solução do jeito correto, o jeito que Deus pede de filhos maduros, o jeito é seguir a orientação do texto bíblico inicial, permanecermos alertas, firmes, corajosos e fortes. Um problema pode ser de fato sem solução? Claro que não, Deus sempre ajuda os que confiam nele, contudo, há soluções que não são definitivas, mas devem ser experimentadas o tempo todo com uma vida o tempo todo alerta, firme, corajosa e forte. Num relacionamento maduro com Deus não há mais momentos de pausas, de descansos “espirituais”. 
      O amadurecimento nos faz alertas contra riscos desnecessários de apetites físicos, de ataques de espíritos maus, de armadilhas de homens egoístas, nos deixa firmes na fé no Deus que conhecemos e que nos trouxe em vitória até aqui. Também nos faz corajosos para enfrentarmos desafios e o desconhecido, sabendo que o Deus que tudo sabe e controla nos guia, assim como fortes mental e emocionalmente, não dando espaço para dúvidas, erros antigos e ansiedades com o futuro. Só o Espírito Santo pode nos fazer plenamente alertas, firmes, corajosos e fortes, por isso oração constante e profunda não é mais opção, mas estilo de vida de seres maduros.
      Quem sabe não precisa crer, e quem não precisa crer não precisa ser forte, ainda que possa se acomodar numa capacidade ou bem que desenvolveu ou adquiriu com esforço próprio. Mas o que busca o Senhor tem a oportunidade de ser fortalecido espiritualmente, já que não pode confiar no que tem ou é, logo, no que sabe e vê, mas só no Deus invisível e em seu amor. Não sejamos, contudo, como os tolos que não fazem suas partes e pensam que Deus pode fazer suas partes por eles, sejamos como os sábios, que se esforçam no que podem, mas ainda assim confiam no Senhor, não em si mesmos. 
      Ainda que estejamos firmes na fé, as outras pessoas podem não estar, aliás, podem nem ter comunhão com Deus. Isso é importante saber porque neste mundo não dependemos só de nós, mas também dos outros. Patrões, familiares, pastores, gerentes de bancos e chefes de tantas empresas e instituições com as quais nos relacionamos de alguma forma, nossas vidas podem depender de decisões de todos esses. Dessa maneira, estarmos vigilantes é pormos todos esses na presença do Senhor em oração, para que suas condutas sejam canais livres de bênçãos para nós, não impedimentos. 

      “Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos.” 
I Coríntios 16:13 (versão tradicional)



Nenhum comentário:

Postar um comentário