terça-feira, novembro 22, 2022

Paz não precisa de mais nada

      “Nota o homem sincero, e considera o reto, porque o fim desse homem é a paz.Salmos 37.37

      Paz verdadeira não precisa de nada, e se querem saber, não necessita nem de alegria. Podemos estar em paz mesmo em lutas, com faltas, a paz mais profunda, mais legítima, independe das variáveis da matéria, do corpo físico, do mundo, dos homens, ela é espiritual e como tal baseia-se só em Deus. Que profundidade tem aquilo que você chama de paz? Se for superficial pode ser outra coisa, mas não paz. Mas por ser profunda pode estar escondida debaixo de camadas de boas ilusões, de prazeres menores, de medos injustificáveis, de culpas já resolvidas. 
      O homem bom, que teme a Deus, que anda na humildade, sentirá alguma angústia diante da tarefa de passar por este mundo, então, se porá a cavar, dentro de si. Na meditação sincera, que leva a Deus todas as coisas, sem nada esconder, o Espírito Santo ajuda esse homem, assim, pouco a pouco ele vai se avaliando, se descobrindo, deixando no chão tudo o que pesa. O ser humano que se apresenta assim, à verdade de Deus, achará, lá no fundo, bem guardada, a paz, ela o representa, sua sinceridade, suas prioridades, seu bem mais precioso que ele não troca por nada.
      Meus queridos, o início de muitos, ou a superfície de tantos, pode ser alegria, até algo que se parece com paz, mas lá no fundo só há confusão e condenação. Já o que obedece a Deus, e a mais ninguém, que confia sua vida e as dos seus ao Senhor, que crê sem ver e aguarda a glória da eternidade, não a deste mundo, pode até se achar em sofrimento, se ver numa corda fina, alta e bamba, mas esse não cairá, Deus os sustenta, e seu fim será de paz. Essa paz não é falsa, fraca, fantasiosa, mas genuína e eterna, e nada, absolutamente nada, pode abalá-la. 
      Se você cavar fundo em você, às vezes depois de chorar muito sozinho na presença de Deus, o que achará? Verdades que tenta esconder de todos? Medos que nega a você mesmo e que o leva a forçar uma aparência de forte e de intocável? Ou depois que entende pelo Espírito Santo, que está aqui só de passagem, que não pode levar para a eternidade riquezas materiais, nem a aprovação dos homens, você se despe de todas as capas, e acha um espírito humilde, dono de uma paz tão maravilhosa que até te espanta? Que seja paz que você ache, ela basta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário