quarta-feira, novembro 23, 2022

Vençamos a ansiedade

      “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.I Pedro 5.7

      Nos livrarmos de ansiedade não é assim algo fácil, ela é um mal que gruda em nós e por mais que dela tentamos nos livrar ela sempre volta. Como toda obsessão é vício, e como vício pode ser necessário um longo processo para nos libertarmos de estilo de vida ansioso. Esse mal manifesta-se não só em disposições interiores perturbadas, mas em hábitos alimentares desequilibrados e em relações descontroladas com as pessoas. Ansioso é rolo compressor que passa por cima de tudo, sua realidade não é a do mundo físico ou das outras pessoas, mas a distorcida que mantém em si.
      Ansiedade, a curto prazo, enfraquece a fé, atingindo dessa maneira nossa virtude mais importante para conhecimento, comunhão e crescimento espiritual. No plano espiritual só se entra pela fé, o ansioso baterá na porta, mas não a abrirá, duvidará que bate, que a porta é porta, que ela pode se abrir, e se abrir duvida que ela disponibiliza algo bom, o ansioso é um pessimista. Quem espera algo, certo que dará certo, também sofre um pouco, mas o ansioso crônico sofre bem mais, dúvida e não descansa, sente que as coisas nunca darão certo, e quando dão ele já acha algo novo para duvidar e sofrer.
      Às vezes só vencemos algo chegando ao extremo do sofrimento, já que não nos livramos da ansiedade por decisão consciente, somos levados a um ponto onde fica impossível viver com ela. Mas isso é perigoso, pode adoecer corpo e mente, ansiedade que nunca acha satisfação na vida leva a um loop doentio. A ansiedade nos deixa eufóricos e a frustração após ela nos deprime, polos perigosos de humor que têm c.i.d. na psiquiatria. A solução mais saudável para ansiedade está no que é solução para tudo em nossas existências, humildade, que se assume instável e que confia num Deus fiel e estável. 
      Esse não é o final do problema, mas o início do processo que poderá nos entregar a solução. Se todos nós precisamos vigiar e orar bastante, o ansioso precisa orar muito mais, lançar sobre o Senhor sua ansiedade, usando a energia que gasta para duvidar para confiar. Ansiedade realimenta-se assim só é vencida na perseverança, à medida que convencemos nossos pensamentos e sentimentos mais profundos que podemos descansar em Deus. Felizmente Deus não se cansa de nós, se nós humanos temos dificuldade para conviver com ansiosos, um Deus perfeito tem paciência conosco e cuida de nós. 
      Se o Senhor cuidou de nós no passado, quando éramos mais imaturos que somos hoje, por que não pode continuar cuidando de nós para sempre? Se ansiedade que descrê em Deus é inválida, mais injustificável é para quem já anda há algum tempo com o Senhor. Não, meus queridos, Deus não é homem, não esquece de promessas, não cria alguém e o põe no mundo sem propósito, também não ensina e aperfeiçoa sem uma intenção, não deixa obra inacabada. Nossa ansiedade não faz sentido, não se já fizemos nossa parte e entregamos nossas vidas ao Senhor, confiemos, fiquemos firmes e em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário