quarta-feira, novembro 09, 2022

Deus é sol e escudo

      “Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.Salmos 84.11

      Por isso amamos a Bíblia, em poucas palavras nos são apresentados ensinos preciosos de vida eterna. Deus é sol, o que entendemos disso? O Sol brilha, forte, sempre, alimenta toda a natureza com seu calor. Ele é fiel, ainda que a noite venha, e em alguns lugares do planeta possa durar bastante, o dia chega, o Sol nasce no horizonte, a vida se renova, a esperança segue firme, fortalecendo os homens em suas lidas diárias no trabalho de ganhar o alimento.
      À luz do Sol o homem tem melhores condições de ser produtivo, não precisa de luz artificial, sabe onde anda, aproveita melhor seu tempo. Deus é Sol moral que orienta nossas escolhas, mostra-nos o que é certo fazer porque é o melhor, para nós e para os outros. Sob a luz espiritual mais alta os seres espirituais do mal fogem, tentam achar algum local nas trevas para se esconderem, quem anda no sol divino é protegido por ele, purificado por ele, acalentado por ele. 
      A mesma luz mais alta de Deus é escudo contra o mal, quem faz o que é certo vence o que está errado só pelo fato de agradar a Deus. Não precisamos empunhar armas contra os arrogantes e egoístas, gastarmos nossas forças agredindo-os, os retos não atacam ninguém, nunca. Nossa ferramenta de guerra é obedecer a Deus, com isso naturalmente um escudo se forma ao redor, embaixo e acima de nós, de maneira que as armas inimigas não possam nos tocar.
      Nada é tirado dos que andam na retidão, andarmos retamente é andarmos humildes diante dos homens, mas convictos com Deus, com calma no mundo, mas perseverantes na busca do Altíssimo. O reto não mente nem que lhe custe a vida, não perde tempo com polêmicas ou com defesa própria, se cala, confia em Deus pois sabe o Deus que tem. A esses Deus não negará nada porque esses sabem o que, como e quando pedir, para eles a vida melhora sempre. 
      Interessante que o texto não diz nada é negado, mas nada é retirado, parece que nossa dificuldade maior não é conquistar coisas, mas manter o que conquistamos. Assim, a disciplina que sofremos quando nos afastamos de Deus, não é deixarmos de ganhar, mas perdermos o que ganhamos. O reto nem precisa ganhar, mas o que tem multiplica-se. Ainda que nada mais possa fazer para ver suprida sua necessidade, Deus fará com que aquilo que ele tem baste.
      Graça dá o Senhor aos retos. Graça nos remete a dois sentidos, um é ganhar algo sem ter pago um preço, gratuitamente, mas os retos pagam um preço, creem em Deus de todo o coração e vivem vidas santas e humildes. O outro sentido é alegria de quem é feliz sem precisar de motivos, pelo menos de motivos materiais, graciosamente, retos são alegres sempre, se maravilham com as obras constantes de Deus porque têm olhos e ouvidos espirituais abertos. 
      Glória dá o Senhor aos retos. Glória é um brilho diferenciado, uma condecoração, não física, mas espiritual, advém não de riquezas do mundo e de honra de homens, mas de prática de virtudes morais diante de Deus. A verdadeira glória de cada ser só reconhece os realmente espirituais, os outros verão o que querem ver, serão enganados com falsas glórias, serão vaidosos e céticos, ainda que se achem bons religiosos, não conhecerão a glória de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário