domingo, novembro 13, 2022

Mente firme em Deus

      “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti, porque ele confia em ti.Isaías 26.3

      Muitos enfrentam uma confusão constante dentro de si, isso torna a paz algo impossível. Não acontece necessariamente por se estar cometendo erros morais graves, mas tentar viver assim nos mantém fracos, deixando-nos mais propensos a errar. Na confusão de mente se busca nos prazeres do corpo algo que possa amenizar a dor, para que se possa enfrentar a vida. Assim, um loop estabelece-se, a dor leva a busca de prazer, que faz errar, que causa mais dor, que de novo pede por prazer, que gera mais erro e que causa mais dor. Não é vontade de Deus que existamos assim, é possível cura, se houver humildade e força de vontade podemos achar a paz e segurá-la. 
      O trabalho não é fácil, muitos desistem no meio do caminho, não desistem da vida, mas de Deus. Achar a paz é achar o ser interior e assumi-lo, muitos não têm coragem de fazer isso porque para esses parece que isso é humilharem-se demais diante de homens. “Quem não toma a sua cruz e não segue após mim, não é digno de mim, quem achar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida, por amor de mim, acha-la-á” (Mateus 10.38-39). Os que desistem não serão menos, mas mais, se esforçarão mais, para serem mais diante dos outros, mas não acharão paz porque fogem de seus seres interiores. Achar paz é achar vida, vida só se tem harmonizado com Deus. 
      Mantermos nossas mentes firmes em Deus só conseguimos fortalecidos com a unção do Espírito Santo, se tentarmos isso sem Deus poderemos até adoecer psicologicamente. Batalha espiritual é mental, mas não é vencida com armas mentais, mas com espirituais. Não confundamos, contudo, enfermidades mentais com essa confusão que muitas vezes nos atormentam, se forem doenças psiquiátricas devem ser tratadas com medicação e orientação médica adequada, não só com oração. Confusões espirituais, contudo, se permanecerem por muito tempo sem tratamento, podem fazer adoecer nossas mentes, assim também necessitaremos de tratamento físico.
      Sempre procuro fazer essas ressalvas, ninguém despreze ciência ou tente tratar área física só com reformas morais e espirituais, essas são importantes, mas dependendo do caso, orientação médica deve ter relevância, principalmente no início do restabelecimento. Tratado ou tratando o corpo, cuidemos do espírito, conduta moral correta, libertação de vícios, vida de oração, levam-nos à cura plena. Quando cito o termo unção lembro que oração correta não deve cansar-nos, enfraquecer-nos, esvasiar-nos, mas alegrar-nos, motivar-nos, preencher-nos positivamente, impressionando sentimentos com um santo prazer. É isso que fortalece-nos para firmarmos a mente.
      Temos que readaptar nossos seres, se estavam acostumados a se perderem em devaneios, devem focar em Deus, em virtudes, em coisas boas e possíveis, na realidade, no presente, num dia após o outro. Isso requer humildade para aceitar limites, mas também confiança em Deus, que sabe quem foi, quem é e quem precisa ser. Uma mente firme em Deus se reconstrói melhor, experimenta um novo nascimento espiritual e vê o espírito amadurecendo num novo ser. Quem começa esse caminho de cura terá que se esforçar no início, mas à medida que for caminhando se verá mais seguro, mais estável, e conseguirá segurar uma paz verdadeira em Deus.
      Ninguém se sinta menor por ter que enfrentar fraquezas, Deus as permite para que dependamos mais dele e assim sejamos fortes para a sua glória. Felizes os fortes por e em Cristo. “Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele.” (I Coríntios 1.26-29)

Nenhum comentário:

Postar um comentário