sábado, novembro 26, 2022

Não se pode fugir de si mesmo

      “Todos os dias do oprimido são maus, mas o coração alegre é um banquete contínuo. Melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro onde há inquietação.Provérbios 15.15-16

      Sabe como sabemos se algo que queremos é a vontade de Deus para nós? Quando o que queremos nos torna seres humanos melhores. Muitos insistem em serem coisas que não são para eles serem, assim, por algum tempo, até adquirem riquezas e fama, mas a incompatibilidade que eles permitem neles não lhes dará condições de segurarem o que conquistaram. A tristeza e a solidão, efeitos do orgulho e ausência de temor a Deus, são implacáveis, minam as forças até de seres humanos mais obstinados e fortes, ninguém que desobedece a Deus se manterá satisfeito e será vitorioso até o fim.
      A misericórdia do Senhor não tem fim para o humilde, já para o arrogante até pode ser grande, pelo tempo de sinceridade ainda que equivocada que ele teve, mas um dia findará. Deus não pode nos manter no engano, o engano é caminho que não nos leva a sermos nosso melhor. Tenho dado essa orientação aqui por várias vezes, porque, infelizmente, tenho visto amados e amadas, bem próximos a mim, insistirem em tentar ser e ter o que não os levará a seus melhores, a cumprirem suas vocações mais altas dadas a eles por Deus. Nos arrependamos enquanto ainda temos algum tempo aqui com saúde.
      Nosso melhor sempre achamos na humildade, em nos importarmos com o que Deus pensa de nós, não os homens, em desejarmos com todo o coração as eternas virtudes interiores, não aparências neste mundo. Os que abriram mão das vaidades e se alegraram em agradar a Deus, sigam humildes, não julgando a ninguém, não como mestres, como alunos, não como quem possui direitos, mas com o dever de servirem em amor, ainda que seja só vigiando silenciosamente. Deus busca amigos que possam ajudar o orgulhoso quando esse estiver só e com ilusões esfaceladas, mas, enfim, pronto para ser seu melhor. 
      Todos os dias do humilde são luta, para que ele descanse em Deus e usufrua a paz que já ganhou. Todos os dias do arrogante são opressão, tentando fugir de Deus e usufruindo os bens, que mesmo conquistados com esforço honesto, não têm a chancela do Altíssimo. O coração do orgulhoso busca banquetes para usufruir no mundo com homens falsos, enquanto não aceita o que de fato Deus quer lhe dar. O coração do humilde experimenta alegria verdadeira, ainda que numa casa simples e com pouco dinheiro, se sentirá sempre servido por anjos, num banquete com poucos amigos, mas verdadeiros. 
      Na mentira só achamos mais mentiras, nas trevas só mais trevas, quem começa errado acaba errado, longe de Deus nada é bom e eterno, só há confusão e dor, ninguém se engane! O arrogante se põe numa fuga eterna de Deus e de si mesmo, mas ainda que se esconda nos polos terrestres o sofrimento e a solidão o acompanharão, não se pode escapar do que está dentro de si. Tenhamos humildade para obedecer ao Senhor, ainda que muitos não entendam, ainda que muitos não aprovem, quem realmente importa, além de Deus, entenderá e aprovará, e a honra desses é melhor que a de multidões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário