quinta-feira, novembro 03, 2022

Amor não se compra

      “Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.I João 3.16-18

      Amor pode ser convertido em ajuda financeira, mas dinheiro não compra amor. Ajudar os outros materialmente é uma honra que deve ser conquistada, com humildade e amor, quem não tiver essas virtudes até poderá auxiliar alguém com dinheiro, mas não será gesto de amor. Não sendo amor não se entrega graciosamente, se pede exigindo pagamento, ainda que seja só de adoração e medo, isso torna escravos ainda mais encarcerados. 
      Adoração e medo mantêm homens escravos, só o amor liberta, auxílio financeiro que se dá por amor liberta porque não pede retorno de quem não pode dar retorno, assim proporciona libertação. Liberto o ser humano trabalha para construir sua independência e não ter mais que depender materialmente dos outros, mas ainda assim, se também tiver o puro amor, será eternamente grato ao que o ajudou sem segundas intenções, só por amor.
      Quantas coisas podemos fazer por gratidão, e nossa maior gratidão é a Deus, que nos dá tudo que precisamos, não o que queremos, sem pedir algo em troca. Somos gratos a Deus ou um instante depois dele nos dar algo já nos esquecemos? Com os homens, contudo, tirando nossos pais, é difícil exercermos gratidão, porque nós homens não sabemos dar sem cobrar. Contudo, aí está o mistério do amor, ser generoso mesmo com quem não merece.
      Esse é o amor que Deus busca em nós, desinteressado, recompensado só por existir, será que há espiritualidade mais alta? Amar cobre multidões de pecados, toca o coração do Altíssimo de maneira especial, transforma o mundo. Só tem uma coisa tão difícil aos homens quanto amar, pensar, e não só para decidir o trivial, mas para conhecer a Deus e não ser manipulado por homens. Contudo, quem ama, conhece a Deus, mesmo sem muito pensar.
      Homens não tentem comprar amor com músculos, carrões e grana, mulheres não tentem comprar amor com beleza exterior e sensualidade. Pais não tentem comprar o amor de seus filhos com escolas particulares ou com qualquer presente material, parentes não tentem comprar seus parentes com empréstimos a juros. As pessoas precisam antes do nosso respeito, então, do nosso amor, depois, se possível, de nossa grana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário