segunda-feira, junho 01, 2020

A tênue linha entre a fé e a tolice

      Fé ou irresponsabilidade? Incredulidade ou sabedoria? É interessante como pode ser tênue a linha que separa uma disposição virtuosa de uma atitude tola, uma convicção espiritual em Deus de um extremismo religioso humano. Essa pandemia, que têm assolado o mundo, junto dos posicionamentos do atual presidente de nosso país, infelizmente, têm revelado isso, como muitos, sem sabedoria, tem usado uma fé equivocada para confiar em insensatez. Será que estamos errados em dar crédito às orientações da organização mundial da saúde ou em pensar que o enorme número de mortos que outros países do mundo tiveram o Brasil também poderá ter? Será que o que vai nos livrar disso é uma fé insana ou sabedoria? Quando ter fé e quando ser sensato? 
      Sim, sabemos que nosso país já passava por uma situação econômica ruim, e que isolamento social é um luxo que muitos brasileiros não podem ter. Muitos informais, sem registo, ou mesmo autônomos, se pararem de trabalhar uma semana não terão dinheiro para comer, contudo, menosprezar essa doença terrível só para manter um personagem político que agrade eleitores, e nesse caso eleitores desequilibrados, é muita irresponsabilidade. Não, a solução não é fácil nem rápida, mas antes de tudo nosso presidente tinha que ser o primeiro a dar o exemplo, de sensatez, de equilíbrio, de diálogo, orientando, principalmente os mais ricos, os grandes empresários, a ajudarem o país nesse momento, sem simplesmente fechar os olhos para o óbvio. (No momento em que este texto é redigido, o Brasil tem 12,9 milhões de pessoas sem ocupação, +/- 85 mil casos de Covid 19 confirmados e +/- 5.900 óbitos).
      Contudo, e isso é o mais triste, em segundo lugar o dito povo evangélico brasileiro, ou grande parte dele, tem que parar de confiar em homem, de achar que Deus vai estabelecer uma nação escolhida no Brasil, a exemplo de Israel do antigo testamento, acreditar nisso é crer em heresia, como tanto já falamos isso aqui. Muitos crentes, ainda que vejam todas as tolices que esse presidente e seus filhos dizem e fazem, não mudam de opinião, acham que têm que ser fiéis a ele, como se tivessem feito alguma aliança com legitimidade divina. Se votamos nele porque não tínhamos outra opção, já que o outro candidato era ligado a um grupo criminoso que roubou o Brasil por anos, isso não significa que temos que apoiá-lo para sempre, não! (Nem o rei Davi de Israel no antigo testamento teve aprovação de Deus em todo o tempo, ao contrário, pecou e pagou caro por isso, II Samuel 11 e 12).
      Outra coisa que as pessoas não entendem é que se estamos tendo ainda menos vítimas fatais que tiveram outros países, ainda que sejam muito mais que muitos querem acreditar, é justamente por causa do isolamento social que muitos governadores de estados estão orientando em suas regiões. Interessante que justamente evangélicos, que se gabam de viverem por fé, não creem que a irresponsabilidade que se faz hoje desobedecendo a ciência, no caso do Corona vírus, só será colhida uma semana, dez dias depois, a doença demora para se manifestar e ainda que seja assintomática infectará outros de grupos de risco que poderão perder suas vidas. Assim se houver uma exposição geral, muitos que poderão até achar que estão salvos nos primeiros dias, só colherão os frutos trágicos depois, vivemos um momento em que é preciso fé, em quem? Na ciência, uma ferramenta divina que muitos desconsideram. 
      O verdadeiro filho de Deus vigia e ora, tudo ouve e julga conforme a palavra de Deus, para saber onde vai, com quem vai, e se não deve ir mais. O humilde sabe mudar de opinião, contudo, o sábio sabe o que está por trás de palavras e aparências, antes das piores coisas acontecerem, um filho verdadeiro de Deus não anda em trevas, sabe se desviar de buracos e armadilhas. Infelizmente tenho visto muita gente ignorando a seriedade da Covid 19, e muitos, evangélicos, seguindo as atitudes do atual presidente. Peço a Deus que os loucos estejam certo, e a ciência errada, porque se eles estiverem errados muita gente vai morrer, como já está morrendo, muitas famílias vão sofrer, e o Brasil poderá entrar num poço mais fundo ainda. 
      Não, meus queridos, disciplina não vem sobre justos, mas sobre tolos, e nem vem sobre o mundo, mas sobre o povo de Deus, o mundo Deus julgará o final, mas o povo de Deus é disciplinado hoje. Mas o porquê do povo de Deus estar sendo disciplinado hoje muitos evangélicos não entendem, o motivo é tantos estarem seguindo e há tanto tempo heresias e se deixando enganar por falsos profetas e pastores enganadores, só interessados em riquezas e poder neste mundo, enchendo templos de música mas com os corações vazios de justiça. Bem, a conta chegou, e ela é bem alta, mas não será paga se muitos evangélicos continuarem fazendo as coisas do mesmo jeito, é preciso mudança. Mudança requer quebrantamento verdadeiro, que respeita a real vontade de Deus, não o que se pensa que ela é ou se quer que ela seja.

      “De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes. Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios?
      Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene. As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.
      Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. Vinde então, e argüi-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.” 
Isaías 1.11-19

      Acompanhe a evolução do Corona vírus no mundo no link da Johns Hopkins University & Medicine.

 A palavra desta reflexão,
incluindo o texto de Isaías,
NÃO É PARA O BRASIL,
é para os evangélicos brasileiros,
ela é escrita hoje,
dia 30 de abril de 2020,
que no dia 1 de junho de 2020,
quando ela for postada,
esse que vos escreve
não esteja certo sobre algumas coisas.

José Osório de Souza 

Nenhum comentário:

Postar um comentário