quinta-feira, junho 11, 2020

Mentira

      “Embrutecido é todo o homem, no seu conhecimento; envergonha-se todo o artífice da imagem de escultura; porque a sua imagem de fundição é mentira, e nelas não há espírito. Vaidade são, obra de enganos; no tempo da sua visitação perecerão.Jeremias 51.17-18

      Andar na verdade mais alta não é algo fácil, é algo muito difícil, por qualquer deslize nos desviamos dela e seguimos na verdade de homens, de nós mesmos, de religiões, de diabos, toda mentira é um ídolo. Para andar na verdade mais alta, temos que estar em uma comunhão profunda com Deus, orando, estudando, ouvindo, orando, se arrependendo, e aprendendo com o universo inteiro, pois Deus nos mostra sua verdade mais alta por vários meios. Uma coisa, contudo, precisamos entender, como seres humanos não aprendemos a verdade mais alta assim de uma vez e rapidamente, Deus a revela aos poucos aos homens que a buscam, somos limitados para receber a iluminação maior de qualquer jeito e depressa. 
      Só liberta-se da mentira o iluminado com a verdade, senão segue-se mentido, e como somos mentirosos. Mentiras são buscadas obsessivamente pelos homens, e depois que as acham, eles as veneram como deuses. Por quê? Porque elas trazem proteção e consolo, ainda que falsos. O que descobre a verdade sente, a princípio, justamente o oposto, desamparo e desconforto, a verdade não nos leva a enfrentar a morte de frente. Depois, contudo, se for de fato a verdade mais alta, iluminará, curará, nos libertará principalmente da necessidade de mentir e de idolatrar mentiras. A mentira enche a boca de soluções, a verdade cala, a mentira incha o ego, a verdade humilha-o, a mentira atrai o diabo, a verdade adora a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário