terça-feira, junho 09, 2020

Vaidade

      “E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.Efésios 4.17

      Vaidoso é aquele que quer promover a ferramenta e não aquilo que a ferramenta faz. Por exemplo, dizer que um martelo é excelente, feito com os mais sofisticados materiais, com um design perfeito, enfim, gastar tempo e esforço para deixar bem claro que o martelo é mais que bom, é o melhor de todos. O vaidoso faz isso, mas não faz nada de prático com o martelo, ou algo de fato digno de ser promovido. O vaidoso promove a si mesmo, e não deixa que seja conhecido pelos frutos do que faz, quer ser famoso para ser famoso, por ser o que é, não por seu trabalho. O vaidoso quer fama, não obrigações, quer aplausos, não apresentar um ofício que faça bem às pessoas, o vaidoso quer adoração, quer ser Deus.
      Quem de fato quer fazer algo bom, algo útil, e útil para os outros, para a sociedade, não para si mesmo, pouco se importa consigo mesmo, usa a ferramenta que tem à mão, não idolatra a ferramenta, não é egocêntrico, e faz não para ser reconhecido, não para aparecer, mas porque deve fazer, é sua missão, sendo ou não reconhecido pelas pessoas. Depois de agir certo, o que não busca vaidades ganha fama? Não, não na maior parte das vezes, e quer saber? Isso nem importa para ele, ele já foi liberto de vaidades, do ego, de querer ser famoso. Ele não depende de aprovação humana para fazer ou ser feliz, ele tem paz em Deus, que tudo sabe e vê, e a todos recompensará no tempo e no lugar certo, ainda que seja só na eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário