quarta-feira, junho 03, 2020

Sobre amar de verdade

      “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.Filipenses 2.5-8

      O que é amar? É gostar de alguém? Se agradar do que esse alguém faz, nos dá ou é? Concordar com suas palavras e atitudes? E consequentemente elogiar alguém que faz aquilo que gostamos e concordamos? Não, não é isso tudo, pelo menos não é isso tudo na maior parte do tempo, ou mais ainda, amar de fato é sermos provocados de maneira oposta a tudo isso e ainda assim amar. Amar é se sacrificar, é pagar um preço, é ir além da maneira como reagimos a muitos só por gostar do que eles fazem e são. O que busca prazer pessoal, satisfação intelectual, aprovação afetiva, nunca conhecerá o verdadeiro amor, nunca será espiritual.
      Amar é dar ao outro aquilo que queremos receber para nós, e nisso pode não haver, pelo menos a princípio, nenhuma troca, damos só por amor, para fazer bem ao outro, ainda que sabendo que isso nada poderá nos retornar de prazer e satisfação. Amamos quando ouvimos, mesmo que não sejamos ouvidos, entendemos, mesmo que não sejamos entendidos, aplaudimos, mesmo que não sejamos aplaudidos, perdoamos, mesmo que não sejamos perdoados. Amar é pensar, querer e fazer bem ao outro, ainda que esse não nos faça bem, amar de verdade não agrada à carne, nem à mente, mas só ao espírito ungido com o Santo Espírito.
      Enquanto quisermos algum tipo de recompensa, de reconhecimento, de atenção, para então fazermos bem a alguém, não aprenderemos sobre exercer amor, e se todos pensarem assim, nada, nunca, será mudado para melhor, o mundo seguirá injusto, egoísta e vazio. A encarnação de Jesus, nascimento, vida e morte, é o exemplo mais perfeito de amor, conhecemos o amor estudando e seguindo a Cristo, e de tudo que podemos aprender na Bíblia, depois do perdão que Jesus dá, seguir seu exemplo de amor é a coisa mais importante. O que ama só espera uma recompensa, adorar a Deus com seu amor, ainda que ninguém saiba que ele ama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário