sábado, junho 06, 2020

O templo do Espírito

      Algumas coisas, em alguns momentos, feitas com algumas pessoas, ou sozinhos, podem nos dar algum prazer, mas depois fazem com que nos sintamos culpados, essas coisas são pecados, coisas que Deus não planejou inicialmente que nós as fizéssemos, não em um determinado momento, com algumas pessoas ou sozinhos. Quando nos sentimos culpados nosso coração dói e nossa mente pesa, coisas como vícios, bebidas alcoólicas, comida, desejar ou possuir o que não é nosso, bens, mesmo pessoas, fazer sexo no momento errado ou com pessoas erradas, ou até sozinhos, enfim, tantas coisas que parecem agradáveis no momento, mas que depois sujam nossos corpos. Maculam o templo do Espírito?

      “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” I Coríntios 3.16

      O que seria de fato o templo do Espírito Santo? O que fica maculado, antes de tudo, quando pecamos? Muitos acham que é o corpo físico, os membros, mas é mais que isso. Quando obtemos prazer sexual sozinhos, por exemplo, nosso corpo é violentado, e por nós mesmos, que o forçamos a ter uma satisfação de um jeito errado, isso é fato. Contudo, ninguém tem essa experiência, que para muitos é vício sem fim e sem cura, pensando em coisas boas, imaginando as cataratas do Niágara. A masturbação precisa de uma certa disposição mental para que o corpo se excite e chegue ao clímax sexual, assim, o pecado se instala, antes de tudo, na mente, é ela quem adultera e se prostitui, antes que o corpo.
      Numa experiência sexual com nosso cônjuge, numa troca sadia e normal, não fazemos sofrer o corpo, nem forçamos nossas almas, pensamentos e emoções têm uma experiência leve e natural porque é exercida com amor e do jeito correto. Mas do jeito errado, mesmo que seja com outra pessoa, e às vezes mesmo com nossos cônjuges, suja nossa alma, nosso coração e nossa mente são maculados. Se o corpo pode ser lavado com água limpa, a mente é mais difícil de ser limpa, pensamentos errados ficam mesmo depois que o corpo se esquece e são portas para outros pecados. Mesmo que o coração não sinta mais, uma mente suja lembra e relembra coisas ruins, uma mente errada escraviza todo o nosso ser. 

      “Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.” I Coríntios 6.18

      O templo do Espírito é acima de tudo a nossa mente, é ela quem decide buscar a Deus e quem entende a vontade de Deus passada pelo Espírito Santo ao nosso espírito. O segredo da libertação de muitos vícios, principalmente sexuais, é limpar a mente, antes mesmo que tentar controlar o corpo, o corpo só obedece a mente, assim antes de tentar dominar um desejo físico, que pode vir à tona por interações físicas, limpe a mente, e faça isso bem depressa. Se um pensamento ruim não permanecer na mente, não desencadeará um processo físico errado, como diz o ditado, não se pode impedir o pássaro de pousar, mas pode-se impedi-lo de fazer ninho, depois que fizer um ninho fica muito mais difícil de mandá-lo embora. 
      Como manter a mente limpa? Limpando-a em primeiro lugar com o perdão que há em Jesus, e nunca desista disso, principalmente na vida sexual, mas depois ocupando-a com coisas certas, o melhor para isso é a vontade de Deus, descobri-la, praticá-la, satisfazer-se nela. Quem está ocupado fazendo aquilo que Deus mandou que fizesse terá bons pensamentos e bons sentimentos, e não terá espaço, na mente e no coração, para bobagens. Não, não tente só controlar o corpo, muitas práticas religiosas até tentam, mas se não forem a vontade de Deus, o homem estará, ainda que bem intencionado, lutando sozinho. Conheça a vontade de Deus e a faça, só isso nos fará de fato templos do Espírito Santo, fortes para resistir ao pecado.

      “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.I Coríntios 10.13

      E quanto aos solteiros, que andam com Deus e querem obedecê-lo, como se livrarão da tensão sexual inerente a todo ser humano sadio, física e mentalmente? Deus é perfeito, sempre dá escape que não deixa o ser humano pecar. Obviamente, a primeira orientação é, evite situações que possam precipitar essa tensão, como já dissemos, fazer a vontade de Deus é a melhor solução para isso. Mas se alguém anda com Deus e mantém a mente limpa, o corpo “resolverá” naturalmente a tensão sexual acumulada, durante o sono ou mesmo acordado, sem que haja necessidade de se violentar o corpo ou sujar pensamentos e emoções com prostituição e adultério, essa experiência não é pecado. Se alguém não pensa assim, ande certo e entenderá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário