sábado, junho 13, 2020

“Truque de mestre”

      A série de filmes “Truque de mestre” (três foram lançados entre 2013 e 2020), tem um tema citado o tempo todo (principalmente no nome original em inglês, “Now you see me”), o tema é desvio de atenção (feito também pela invocação mágica “abracadabra”), um conceito básico de mágicos. Ele diz que quando se quer esconder algo mostre-se muitas coisas e chame as pessoas para verem essas coisas de perto, em outras palavra esse conceito diz, quanto mais perto você vê, menos enxerga. O “agora você me vê” (tradução de “Now you see me”) de verdade só acontece quando o mágico permite, se é que ele de fato permite isso em algum momento, mágico verdadeiro nunca revela seus segredos. O segredo para entender o mistério é nunca olhar tão perto, mas se afastar e olhar de longe, tendo em vista não o objeto no presente, mas no tempo, passado e futuro, e nos espaços, não só o físico, mas também o mental e o espiritual. 
      Isso também é um conceito usado por historiadores, afastarem-se para entenderem melhor os fatos, para que não haja um envolvimento emocional no julgamento, acontece também na medicina, médicos são orientados a não tratarem parentes ou a si mesmos. A maioria não percebe, mas esse princípio é o truque que a grande mídia mundial, no Brasil representa pela rede Globo e pelo jornal Folha de São Paulo, dentre outras empresas, utiliza. O número de informação têm aumentado, seus divulgadores se auto-denominam paladinos que lutam contra a “fake news” e a favor da ciência, assim se enchem de legitimidade e de qualidade, com tecnologia moderna como ferramentas de divulgação de informação. Isso dá ao desavisado a impressão que está vendo a verdade, e que ela é de total confiança, contudo, é justamente o contrário, nem é o fato jornalístico que vê, mas só a opinião tendenciosa de uma empresa mal intencionada. 
      “Mágica é enganação, mas uma enganação feita para entreter, encantar, ela envolve confiança e fé”, eis outra fala do 1º filme “Truque de mestre”. Muitos acreditam cegamente no Jornal Nacional da Globo, se acostumaram com ele por décadas, têm uma ligação afetiva com ele, quando o tema musical toca já ficam na expectativa de ouvirem um relato verídico da realidade do mundo no dia, eu sei disso, já senti isso, mas hoje não sinto mais. Somos mais facilmente enganados por quem gostamos, de quem não gostamos nos afastamos e nem lhe damos atenção, ou pior, consideramos tudo que diz mentira. Mas grande parte dos cidadãos brasileiros confia no que certos jornais e telejornais dizem porque gosta deles, a rede Globo sabe disso, e tenha certeza, usa isso para atingir seus fins, e eles não são legais, não sob a ótica da tradição religiosa judaica-cristã. Não se deixe enganar pela qualidade das novelas da Globo, são só “abracadabra”.
      Não sei quantos pensam assim, mas considero os filmes “Truque de mestre”, principalmente o 1º filme, extremamente reveladores, mas eles mesmos utilizam o princípio para não revelarem seu principal segredo, envolvem os espectadores nos truques de mágica que pensam estarem vendo só mais um filme divertido. Na TV é a mesma coisa, enquanto nos encantamos em nossos lares com uma quantidade enorme de séries disponibilizadas na Netflix e outras streamings, não nos atentamos às forças que de fato querem nos dominar. Morre-se pela boca? Não, pelos olhos e pelos ouvidos, que presos às telas de TVs, computadores, celulares e tabletes não percebem manipuladores roubando suas almas. Tenhamos cuidado, mas tenhamos ainda mais cuidado quando o “olho” (termo usado no 1º filme referindo-se a uma ordem secreta) disser que está revelando seu segredo, um “olho” está sempre um passo à frente de seu discípulo.

      A melhor maneira de não ser enganado, seja por homens ou por espíritos malignos, é olhar tudo sob o ponto de vista de Deus. Isso só pode ser feito no Espírito Santo e através de Jesus, com conhecimento bíblico mas principalmente com muita oração e consagração de vida. Só o Deus altíssimo, não entidades espirituais ou qualquer outros espíritos ou anjos, nos dá o distanciamento espiritual das ilusões do mundo e das fantasias de nossas almas, que permite lucidez porque nos dá acesso à luz mais pura e mais alta. Sim, essa posição é possível, repito, pelo nome de Jesus por meio de uma íntima comunhão com o Espírito Santo. Essa posição exclusiva é oferecida gratuitamente aos que de fato são simples e humildes, aos que não buscam qualquer espécie de vaidades, nem de promoção social, mas os que querem a verdadeira espiritualidade, no amor, na santidade e em paz, para adorar a Deus e ser um com ele. 

      “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.Salmos 91.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário