terça-feira, junho 02, 2020

Jesus, o lugar mais alto

      “Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.” Salmos 121.1-2

      “E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros. E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando, e dizendo com grande voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes.” Lucas 8.27-28

      “Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja” Efésios 1.20-22

      “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.Tiago 1.17

      Tenho aprendido muita coisa com o passar dos anos andando perto de Deus, o mais importante é que ao se andar no caminho estreito prova-se cura e perdão. O que eu era há trinta anos atrás não sou mais hoje, e mesmo o que eu era há trinta anos era melhor que o que eu era há quarenta anos. Ninguém que insiste e persiste em caminhar na luz de Jesus permanece o mesmo, ainda que tenha começado em profundas trevas, cheio de doenças emocionais, viciado e perdido. Mas assim deve ser o caminho do justificado (acho essa palavra melhor que a usada bastante por Davi, justo, já que a virtude não está em nós mas nós a recebemos por Cristo pela graça de Deus), o justificado em Cristo tem, ainda que só no final de sua vida, uma existência iluminada. Eis outra palavra que tem ganhado um significado especial para mim, iluminação, que significa uma experiência de vida de fato em Deus, no corpo, na alma e no espírito, onde passamos a enxergar as coisas com mais clareza, e consequentemente com mais verdade e com mais poder divino. 
      Quatro textos bíblicos foram citados no início, seus ensinamentos permitem ao filho de Deus a posse de armadura e armas para a comunhão, comunicação e guerra espirituais. Em primeiro lugar Salmos 121, só vê relevância nesses ensinos quem de fato olha para o ponto mais alto e entende que só nele há paz, iluminação e domínio, esse lugar está acima do prazer e da dor, das montanhas e das estrelas, mas também de toda legião diabólica e de todo principado de arcanjos. Esse lugar é Jesus. Os demônios reconhecem isso com clareza na passagem de Lucas 8, que chegam a receber de Jesus atendimento de um pedido, eles não queriam ser expulsos para o “abismo”, assim Jesus os mandou para os porcos. Quem tem esse poder de escolha senão o filho do altíssimo, Cristo? E nós recebemos de Cristo o direito de usar também dessa autoridade, por quê? O por quê Paulo nos explica em Efésios 1, Jesus foi colocado por Deus numa posição única e mais alta que tudo, mas tudo mesmo. É de suma importância que creiamos nesse mistério.
      Essa verdade muitos ocultistas e esotéricos não deixam clara em seus textos, a “ocultam”, essa verdade mesmo os pequeninos, que não conhecem com profundidade o mundo espiritual, podem usufruir, e ter no nome de Jesus autoridade sobre o mundo espiritual (e eu disse mundo espiritual, não mundo físico, sobre esse impera para todos a lei universal de plantar e colher, ou causa e efeito). O texto de Tiago 1 nos dá uma orientação final sobre discernimento, fala sobre algo subjetivo, por é percebido por nossas emoções, mas como tudo no andar justificado por Deus é pela fé (Habacuque 2.4b). Temos e podemos usar a autoridade em Jesus, esse é o primeiro fundamento quando tratando com o mundo espiritual, mas o segundo princípio é que se vem do alto deixa em nós uma paz diferenciada que nos dá a certeza que provamos uma dádiva genuína de Deus (Provérbios 10.22). O que vem de fato de Deus deixa paz que permanece pois é a luz mais clara e verdadeira, sem variação de cor ou de interpretação. Há poder maior no altíssimo Pai das luzes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário