domingo, junho 28, 2020

Chamada genuína dá frutos verdadeiros

      “Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.” João 15.15-16

      Como saber se estamos de fato desempenhando uma chamada genuína de Deus para nossas vidas? Verificando os frutos, mas calma aí, é preciso que entendamos o que são esses frutos. Não esperemos que morangos nasçam em laranjeiras, nem que laranjas nasçam em limoeiros, e não adianta pintarmos laranjas de vermelho, nem limões de amarelo, a mentira engana por um tempo e só os que olham de longe, quem se aproxima e prova um fruto saberá que a laranja maquiada é um limão amargo disfarçado.
      Cada planta dá um fruto específico, com características próprias, aceitar isso é o primeiro passo para que entendamos nossas chamadas, assim se uma planta não está dando o fruto que queremos, ou cortamos a planta e plantamos outra, ou aceitamos os frutos que a planta está dando. Contudo, se a planta foi plantada sob autorização de Deus, não tem jeito, o único caminho é conhecer melhor a planta, nos livrarmos dos equívocos, e aceitarmos seus frutos, usando-os da melhor maneira possível. 
      Explicando a metáfora: uns adorariam ser pregadores famosos, que encantam centenas em templos lotados, mas isso é para os que têm chamada de Deus para isso. Mas isso significa que se alguém não tiver esse tipo de chamada divina não encantará centenas de pessoas e não encherá templos? Não, isso tudo poderá ocorrer, mas será pela força humana, pelo carisma de homens, não por Deus, não sendo de Deus não é chamada de Deus que não dará frutos legítimos de Deus.
       Nesse caso, um dia virá à tona a verdade, o “falso morango”, que deveria ter se mantido “rasteiro” e discreto, como convém aos frutos do morangueiro, será desmascarado como “falsa laranja”, que não convencerá, não a todos e nem em todo o tempo, como uma laranjeira alta e vistosa. Quem nasceu para ser “morangueiro” nunca será “laranjeira”, quem tem chamada para dar seu melhor fruto em uma vida mais comedida e anônima nunca conseguirá administrar em Deus uma vida mais pública e famosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário