quarta-feira, junho 15, 2022

A verdade vem à tona

      “Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido. Porquanto tudo o que em trevas dissestes, à luz será ouvido; e o que falastes ao ouvido no gabinete, sobre os telhados será apregoado.Lucas 12.2-3

      Não nos deixemos ser confundidos pelas trevas, o que é luz, frutos de luz dá, o que não é, é trevas. Na verdade, muitos sempre foram trevas, só tentavam enganar os homens dizendo que não eram, assim, o que se revela não é novidade. Mas alguns enganam bem, a eles mesmos e depois aos outros, mas não a Deus. O Senhor conhece corações e intenções, e também avalia frutos, ainda que seja paciente com todos, esperando que todos se arrependam. As trevas podem ser escondidas, ainda que por um tempo, a luz não precisa ser. 
      Os que se gabam de estarem de pé, ainda que andando sem sabedoria, abusam da misericórdia de Deus, que para esses um dia acabará. Já os que humildemente confessam que só estão de pé pela misericórdia de Deus, andando sempre com temor a Deus, plantam no amor do Senhor que nunca se finda e dá frutos de justiça. Não se engane, muitos erram porque não aprenderam a acertar, a esses Deus acompanha com carinho, quando aprenderem a agir corretamente mostrarão o que sempre tiveram dentro de si, pura luz. 
      O justo não se conhece pelo início de seu caminho, mas pelo seu fim. O falso, ainda que pareça luz no início, não resistirá às provas da vida, às injustiças e vaidades dos homens, um dia mostrará, com a insana irresponsabilidade dos loucos, o que verdadeiramente tem dentro de si. Nossa intenção é mais forte que nossas palavras, nosso coração mais teimoso que nossas escolhas, um dia a intenção do coração manifesta quem é e faz a escolha final, de luz para os da luz, de trevas aos das trevas, o tempo revelará tudo a todos. 
      Não se orgulhe da mentira, ó tolo, não construa sobre ela tua reputação, não pense que poderá seguir assim até o fim, que nunca será desmascarado. A vida é longa e a morte difícil aos das trevas, a vida é justa e a morte rápida aos da luz. O da luz sofre e mais severamente que o das trevas, na luz se encara verdades de frente, mas na luz se é provado na companhia de amigos verdadeiros e da luz. Ao das trevas o sofrimento parece menor, ele usufrui mais, se embriaga com vaidades e mentiras do mundo, mas acaba só. 
      Não desista de ser luz, justo, não tenha medo da verdade, por mais dura que seja, se necessitar do exílio saiba que é melhor a choupana com Deus que o palácio sem ele. A disciplina do Senhor tem fim, é vivida pelo justo perto de Deus, já sua ira dura a eternidade que o tolo escolher estar longe do Senhor. Não negue tua fé, filho da luz, de tudo o que tu tens tua fé é teu bem mais precioso, ela te levará a um bom lugar, onde há paz, água e pão. Feliz o que guarda a porção de fé que recebeu do Senhor, ela é nossa verdade maior. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário