sábado, junho 11, 2022

Qual o preço da humildade?

      “Mas deixarei no meio de ti um povo humilde e pobre; e eles confiarão no nome do Senhor.Sofonias 3.12

      Ser humilde é ter consciência que o que se sabe não veio da própria inteligência, que o que se tem não veio das próprias forças, e que o que se é não é devido às próprias virtudes. Humildade é dependência, não dos seres humanos nem de seres espirituais, mas de Deus e só dele, arrogância é abandonar, ainda que por um instante, essa dependência, e se achar suficiente. Ainda que se faça muitas coisas corretas, se é nada sem a misericórdia de Deus. 
      Isso não significa não se esforçar para ser inteligente, forte e virtuoso, mas significa que ainda que nos esforcemos devemos isso em primeiro lugar a Deus. Ser humilde é vencer a si mesmo, mas se submeter a Deus, é ser luz, não por ter energia própria, mas por refletir a luz mais alta de Deus. Isso é simples, é maravilhoso, é o que a eternidade espera de nós para nos dar direito ao céu, contudo, pode exigir de nós muitas e dolorosas renúncias. 
      Só tem que renunciar quem tem posses, só os donos sofrem quando perdem o que possuem, assim quem nada tem, a nada tem que renunciar nem sofre por isso. Novamente é preciso entender que isso não significa não termos ambições ou conquistas neste mundo. Por não compreender isso é que religiosos se insulam em mosteiros em privações e pobreza para tentarem ser humildes, acham que se não tiverem nada, a nada terão que renunciar. 
      Mas creiam, quantidade não faz diferença quando nosso coração está preso a coisas erradas, e alguns têm mais dificuldades para renunciar a dezenas, que outros têm para renunciar a milhões. Assim chegamos ao texto bíblico inicial, Deus pode ter que nos tirar quase tudo, para que sejamos humildes e confiemos nele. Seria melhor que não precisássemos chegar a esse ponto, mas a teimosia e a vaidade são nossas, não é Deus quem é o cruel. 
      O orgulhoso dirá que Deus é injusto e quer lhe condenar a uma vida simplória, ou então criará um ídolo, com aparência de Deus, mas com uma teologia herege, como a da prosperidade, para legitimar sua ganância e dar a ele o status da virtude da fé que lhe fez rico. Mas não existe relação entre Deus e as riquezas e as glórias deste mundo, os que buscam tais coisas se afastarão de Deus e um dia acabarão pobres, sozinhos e infelizes. 
      Contudo, a humildade mais profunda não se prova tendo faltas materiais, muitos estão pobres e ainda assim são arrogantes. A humildade mais alta é espiritual e a entendemos quando temos experiências espirituais, quando vemos que se estamos de pé e recebemos palavras de vida eterna é porque o Espírito Santo nos sustenta e nos ensina, o mérito não é nosso. Quem merece esse mérito pede respeito de nós, humildade que louva só a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário