sexta-feira, junho 24, 2022

Harmoniosa orquestra

      “O ímpio serve de resgate para o justo, e, em lugar dos retos, é entregue o infiel.” Provérbios 21.18

      É para o justo que o tolo fica de pé, já o justo está de pé para Deus. Para trabalhos duros Deus usa o duro, para trabalhos mais sensíveis, Deus usa o sensível, mas tanto o duro quanto o sensível o são por escolherem ser, não por obrigação, Deus respeita isso. Ainda que seja por um tempo, o teimoso é instrumento construtivo nas mãos de Deus, já ao obediente Deus serve. Mesmo o pecador tem propósito nos planos de Deus, ainda que um dia tenha que mudar de vida, já o justo administrará a Terra e será chamado mestre no além.
      Não se gabe o ímpio por estar de pé no mundo enquanto o justo parece humilhado, Deus é Senhor dos tempos de todos os homens e todos cumprem a vontade do Pai, não há inúteis, sequer um. O fraco o é para depender de Deus, o forte está de pé para ser instrumento de Deus na vida do fraco, ninguém ache que sua desgraça é eterna, assim como não dura para sempre neste mundo a glória do mal intencionado. O universo sempre funciona com equilíbrio e se alguém acha receber menos hoje é porque sobra para outro, nisso há providência divina.
      Ainda que Deus use a falta e a sobra para conduzir espiritualmente todos a ele, materialmente nada faltaria para alguém se outros vivessem com misericórdia, assim para esses também não sobraria para que usassem egoisticamente em vaidades. O que atenta ao pobre, Deus o enriquecerá, o que inveja o rico, Deus o punirá. O que tem e vive como se não tivesse, Deus o honrará, o que não tem e está satisfeito, Deus o exaltará. Quem olha para Deus não se perde em caos, mas acha ordem, Deus conduz todos como harmoniosa orquestra.
      Contudo, o que olha para o mundo verá miséria sem fim, abastança iníqua, homem explorando homem, o planeta sendo usado como um lixão, e ainda assim não fará sua parte e dirá, “o problema não é meu”. Sejamos parte da solução, sejamos parte mais alta de Deus, choremos pelos que choram e nos alegremos com os felizes. A responsabilidade é de todos, a injustiça não é de Deus, a vida aqui é rápida, mas o juízo duradouro para os acusadores. Deus é espírito, trabalha no interior do ser, para que esse cuide do mundo material exterior. 
      Maus governantes provocam inimigos terríveis contra as nações, sejam outras nações, seja a fome, sejam pragas, sejam enfermidades, assim, justos e injustos de uma nação podem sofrer. Contudo, na pior hora, Deus poupa o justo e entrega o injusto em seu lugar, ainda que as ruas sejam de desespero há paz dentro da casa dos que temem a Deus. Assim, não se assustem os que confiam no Senhor, Deus resgata suas almas e as almas dos seus amados, os incrédulos serão o contrapeso na justiça maior porque persistiram em tolas escolhas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário