segunda-feira, junho 27, 2022

Vida e sabedoria

      “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.João 15.5-8

      Não foi nem uma, nem duas vezes que refleti aqui sobre o texto bíblico inicial, e ainda o citarei outras vezes, pela misericórdia de Deus. A sequência dos eventos encadeados no texto me chama atenção, um como efeito do outro. Só existe uma videira, assim só uma árvore com a qual podemos estar ligados para sermos bons e úteis, essa árvore é Jesus. Mas entendamos certo, não somos a árvore, a raiz, o tronco, somos os galhos. Ninguém se ache videira, nem homem, nem religião, ninguém se ache Deus, todos temos que ter a humildade de ser galhos ligados à videira verdadeira.
      Existe uma maravilhosa simbiose entre galhos e videira, estamos em Jesus e Jesus está em nós, assim, o Deus todo-poderoso se deixa compartilhar por inteiro, não como senhor e escravo, patrão e empregado, mas como amigo, e entre amigos existem cumplicidade, verdade, igualdade. Não somos iguais a Deus, mas ele compartilha seu melhor conosco, numa profunda intimidade, isso é feito através do Espírito Santo. Algo precisa existir se há essa interação, fruto, e não só um fruto, muitos frutos, naturalmente os galhos florescem e frutificam se devidamente ligados ao tronco e às raízes.
      Contudo, se a ligação é cortada, o galho seca-se, perde a vida, não dará mais flores e nem frutos, assim se desprenderá da videira e não servirá para mais nada, só lhe restará ser queimado. Fora de Jesus há juízo imediato, o juízo não espera a morte neste mundo, terrível é o fogo que queima os galhos separados da videira, e ainda que um dia tenham feito parte da videira, serão tratados como qualquer galho seco, de qualquer outra árvore. Cuidado, longe de Deus, não importa se somos ateus, de outras religiões ou mesmo que um dia tenhamos sido cristãos fiéis, longe só nos resta o fogo do juízo. 
      Mas ao galho bem conectado à videira, que está vivo, que dá flores e frutos a seu tempo, que alimenta a humanidade com doces uvas, a esse nada falta. É nesse ponto que a passagem de João revela um dos maiores mistérios da Bíblia: “se vós estiverdes em mim e as minhas palavras estiverem em vós”. A promessa é maravilhosa, tudo o que quiserdes vos será feito, mas existem duas condições. Estar em Jesus é obedecer a ele na vida diária, em santidade e misericórdia, contudo, isso não basta, aquilo que pedirmos não pode ser qualquer coisa, usando como álibi o fato de obedecermos a Deus.
      Nem o fato de agradarmos ao Senhor nos confere direitos ilimitados, e eis algo que muitos não entendem, acham que por serem religiosos e terem fé podem ter tudo. A segunda condição é termos as palavras de Deus em nós, isso é pedirmos conforme sua vontade, mas veja que também não basta pedirmos conforme a vontade de Deus e andarmos de qualquer jeito que seremos atendidos. Muitos pedem coisas legítimas ao Senhor, coisas que Deus quer lhes dar, mas Deus não dá porque a primeira condição não foi obedecida. Tem que haver as duas coisas, prática de vida e palavra de sabedoria.
      Nessa comunhão plena e nessa satisfação completa, Deus é louvado, e entenda louvor não só como palavras de exaltação a Deus, mas como emanação da luz mais alta do Senhor no mundo. Quando obedecemos a Deus em obras, com amor e paz, e quando dialogamos com Deus de forma elevada e santa, os que estão ao nosso redor são abençoados, a glória de Deus chega a nós e é refletida nesses. Essa é a forma mais eficiente de evangelismo, é evangelismo espiritual, mais poderoso que palavras tentando convencer as pessoas. Deus se agrada muito de filhos que entendem isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário