sábado, junho 18, 2022

Deus te toma pela mão

      “Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão.” Salmos 37.23-24

      Como saber se nossas vidas estão agradando a Deus? Como saber se nossas escolhas estão de acordo com a melhor vontade de Deus para nós? De diversas maneiras, as primeiras são as mais óbvias, quando obedecemos a Deus não prejudicamos nem a nós mesmos, nem aos outros. Isso não significa que não desagradamos alguns por obedecermos ao Senhor, mas de forma prática e objetiva, obedecer a Deus faz bem a nós e a nossos próximos. Na obediência a Deus você poderá ser fiel às tuas alianças, a teu casamento, se for casado, à tua profissão, aos ensinamentos de teus pais no que for possível, e por último, e se for ainda mais possível, às orientações de teu pastor e de tua religião. 
      Isso tudo não é regra fechada, há exceções que devem ser avaliadas na presença de Deus, em santidade, humildade e amor. Algo, contudo, é certo, quando estamos conforme a vontade de Deus estamos perto dele e somos guiados por ele. Quem agrada a Deus não anda em trevas, não é confundido, nem fica sem saber para onde deve ir, não para sempre. Sim, Deus pode orientar que esperemos e que nos dirá o que fazer mais à frente, e isso pode até demorar um pouco, mas quem espera em Deus o faz em paz e com clareza, não em confusão, e faz porque Deus o conduziu de perto a isso. O malfeitor, todavia, não tem o Senhor perto, nem é guiado por ele, o malfeitor está pela própria conta (Jó 8.20b).
      Não temos dificuldades para saber quando estamos fazendo algo errado, e nessa situação os demônios nem precisam nos oprimir, é quando estamos em concordância com a vontade de Deus que eles tentam nos amarrar com mentiras. Só se tenta derrubar quem está de pé. Assim, ter o Senhor perto, sentindo sua mão segurando a nossa, não significa estarmos numa situação fácil. Um turbilhão de coisas pode nos deixar perdidos, culpas, medos, paixões, ansiedades, tudo isso sem que estejamos em pecado ou desobedecendo ao Senhor, podem ser só demônios nos oprimindo com mentiras. Como discernir entre verdades e mentiras, entre estar em pecado e atacado pelo mal? Orando mais que o habitual. 
      Quando estamos conquistando um terreno novo sob ordem de Deus, muitos se levantarão contra nós, novas posições, principalmente espirituais, exigirão de nós mais consagração e vigilância. Deus sempre está conosco, mas em situações especiais temos que ter muita segurança disso, já que a opressão pode aumentar. Contudo, ainda que demônios achem que estão fazendo isso para nos enfraquecer, não estão, na verdade estão sendo usados por Deus para que nos fortaleçamos mais. Nossa força está em sabermos que Deus nos vê como homens bons, se deleita em nós e confirma nossos passos, cada passo que damos Deus põe um marco, informando ao mundo espiritual que aquele território é nosso. 
      Isso não nos impede, pelo livre arbítrio, de termos alguma queda, mas humildes e sob ordem de Deus ele nos levanta imediatamente, assim, não percamos tempo com o pecado, confessemo-lo e sigamos. Não entenda essa conquista como ser mais rico ou famoso no mundo, nem como nada megalomaníaco em termos espirituais. Pode até ser algo grande, mas o mais certo é que seja amadurecimento de alguma virtude, que você até então tinha dificuldade para exercer, como fé, paciência, amor, misericórdia, santidade. Estamos neste mundo para isso, para evoluirmos moralmente, conforme o exemplo do Cristo homem, para isso Deus sempre nos conduz de perto e pela sua poderosa mão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário