segunda-feira, junho 06, 2022

Paciência

      “Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor.Salmos 40.1-3

      Paciência, talvez a virtude mais difícil de ser aprendida, porque outras virtudes requerem atividade, e o ser humano se sente bem pelo simples fato de estar fazer algo, contudo, o paciente aguarda sem nada fazer. Na pausa há tempo e no tempo onde nada se faz a mente divaga, imagina, deseja, assim ter paciência não é só não fazer nada, mas manter também a cabeça e o coração limpos, de pensamentos e sentimentos errados.
      Não significa que enquanto se aprende a ter paciência se permanece vazio e inútil, e me refiro a uma experiência permitida por Deus, onde somos levados pelo Espírito Santo a um momento onde não temos outra saída boa que não seja aguardar. Duas coisas podem ser feitas por quem espera, manter-se santo e com os ouvidos atentos à voz de Deus, assim enquanto se espera é tempo de purificação e aprendizagem. 
      Ninguém ache que se manter santo não dá trabalho, principalmente quando não se está fazendo algo para passar o tempo, nisso o que se esforça e se aperfeiçoa não é o corpo, mas o espírito. Mas se esperar da maneira correta é aguardar em santidade, isso implica em não tentar saciar a ansiedade, e na espera a ansiedade aumenta tentando enganar o tempo com comida, bebida ou outros apetites do corpo. 
      O que espera em Deus o faz num estilo de vida de jejum, não necessariamente um jejum extremo, mas o necessário para se manter limpo e sadio, eis outro benefício de aprender a ter paciência, equilibrar corpo e mente. Muitos acham que só há honra em vida fisicamente ativa, mas às vezes esperar edifica-nos mais, os orientais vivenciam mais esse benefício que os ocidentais, suas religiões valorizam a meditação. 
      A segunda coisa que se faz enquanto se espera é ouvir a voz de Deus, sua voz é vida e uma vida que enquanto estamos em atividade física, quando não estamos esperando mas fazendo, podemos até nos esquecer que existe, a vida espiritual. Ouvir o Senhor é conhecê-lo e conhecimento de Deus é vida, quantas coisas Deus tem para nos dizer, mistérios a serem revelados só aos que esperam nele em santidade. 
      Pessoas diferentes são chamadas para passarem por provas diferentes, porque precisam ser aprovadas diferentemente para crescerem, assim enquanto uns precisam fazer mais, outros precisam fazer menos. Ninguém julgue ninguém por estar passando por provação diferente da sua, Deus é pai de todos assim como envia a cada um a provação que mais precisa vivenciar, a eternidade mostrará a relevância disso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário